Diagnóstico e prevenção do câncer de mama: uma missão de conscientização nas bases
Durante todo o mês de outubro a diretora do SIEMACO São Paulo, Andrea Ferreira, conhecida carinhosamente como Ferreirinha, desempenhou um papel fundamental na conscientização sobre o câncer de mama. Além de ser uma sindicalista dedicada, Ferreirinha também é assistente social, e sua paixão por ajudar os outros a levou a ministrar 83 palestras em diversas empresas e sindicatos no mês passado.
Empresas como Desintec, Proativa, Estre Grande Geradores, SIEMACO Osasco, SIEMACO ABC, SIEMACO Taboão, SIEMACO Guarulhos, LOCAT, Ecoss Ambiental, Hospital Brasilândia e a empresa Guima, foram algumas das instituições visitadas pela sindicalista ao longo do mês. Um esforço notável foi feito para garantir que todos os funcionários fossem incluídos, com visitas repetidas a muitos locais, abrangendo diferentes turnos de trabalho.
Para Ferreirinha, essa iniciativa é crucial para educar sobre os cuidados com a saúde mamária. “Precisamos orientar a todos sobre os cuidados com a mama, acho muito importante este trabalho indo até as bases, levando informações. Entendemos que isso facilitará muito para que as trabalhadoras e trabalhadores tenham todos um aprendizado sobre os cuidados com a saúde mamária. Lembrando que o Outubro Rosa é destacado como um lembrete geral, muito importante, porém os cuidados têm que ser observados o ano inteiro, pois a saúde é o bem mais importante que possuímos”, destacou Ferreirinha.
A importância dessas palestras vai além do Outubro Rosa, sendo um lembrete contínuo de que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais na luta contra o câncer de mama. O SIEMACO-SP e Ferreirinha estão determinados a garantir que essa mensagem vital alcance o máximo de pessoas possível, proporcionando educação e apoio necessários para proteger a saúde mamária das trabalhadoras e trabalhadores das categorias.
O SIEMACO-SP continua sua missão incansável de conscientização e educação, inspirando a comunidade a se unir na prevenção do câncer de mama. A dedicação e o comprometimento da diretora Andrea Ferreira é um testemunho do poder da informação e da solidariedade na luta contra esta doença devastadora.
*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)