SELIMP e PMESP homenageiam profissionais de Limpeza Urbana com concerto sinfônico
O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CMus – PMESP) juntamente com a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) proporcionaram um concerto sinfônico para os profissionais de Limpeza Pública da cidade de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (20), no Auditório Major João Antão Fernandes, no bairro da Luz. O presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, acompanhado dos diretores Moacyr Pereira, Elmo Nicácio (Lagoa) Márcia Adão, Daniela Sousa, Silvana Souza, Wagner Antonelli e Fábio Cruz, prestigiaram o evento. Também participaram representantes e trabalhadores das empresas Locat, Corpus, Limpa SP, Sustentare, Ecoss Ambiental, Eco Sampa e Loga.
Além da coleta de resíduos, os profissionais de limpeza pública da cidade mais populosa do Brasil, diuturnamente, atuam em diversos serviços de zeladoria urbana, como pintura de guias, postes e muros; capina de vias e logradouros públicos; limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo; remoção de propaganda irregular; limpeza e conservação de monumentos, incluindo também a educação ambiental na gama de serviços prestados aos munícipes.
Pensando nisso, foi organizado um concerto sinfônico para homenagear esses profissionais, que executam serviços essenciais para o bom funcionamento da capital, como forma de reconhecimento e agradecimento, já que muitas vezes, esse trabalhadores de grande importância na dinâmica da metrópole, passam despercebidos.
Apresentado no Auditório Major João Antão Fernandes e regido pelo Major Músico PM Jássen Feliciano, o evento contou com um amplo e variado cardápio de músicas. O arranjo musical denominado “Trilhas de Aventura do Século XXI”, que conta com as músicas de abertura dos filmes Fanfare, Gladiador, In Dreams (A Premonição), The Dark World (Thor: O Mundo Sombrio) e The Avengers (Os Vingadores), filmes de grandes bilheterias; a música “Think of Me” tema do filme Fantasma da Ópera; a canção “Oh Pretty Woman”, tema do filme Uma Linda Mulher e uma seleção de Tim Maia, abrilhantaram o evento.
A performance artística de Fabian Presley, com interpretações do cantor Elvis Presley (o Rei do Rock), fechou o evento em grande estilo.
Veja albúm completo com as imagens do evento CLICANDO AQUI: Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP
Corpo Musical da Polícia Militar
O Corpo Musical da Polícia Militar foi criado em 7 de dezembro de 1857, há exatos 166 anos. Portanto, data da época do Imprério – Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1822-1889). A Banda Sinfônica da Polícia Militar foi um dos primeiros aparatos do Corpo Musical, com a missão de entreter as tropas. Ao longo dos anos, passou a se apresentar também para a comunidade paulistana. Atualmente, o Corpo Musical da Polícia Militar é composto por Banda Sinfônica, Jazz Band, Camerata (Grupo de Cordas), Coral Masculino e Seções de Banda, em apresentações para todos os públicos. Além das apresentações, os policiais militares cuidam das pessoas da cidade realizando patrulhamento ostensivo.
Concerto sinfônico emocionou a todos
O evento contou com a presença de trabalhadores dos consórcios de varrição, além das autoridades: Osmário Ferreira da Silva, Secretário Executivo de Limpeza Urbana; João Manoel da Costa Neto, Diretor da SP Regula; André Santos Filho, SIEMACO-SP; Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Subprefeito da Sé e Coronel PM Marcus Vinícius Valério, Subprefeito da Mooca.
Osmário Ferreira da Silva, representando todas as autoridades, fez uso da palavra.
“Este é um momento verdadeiramente emocionante para mim. Os invisíveis para alguns estão hoje em destaque. Vocês, hoje, fazem parte da minha família, e como membros da minha família, devemos enaltecer todos os dias. Em todos os lugares que frequento, destaco a importância de vocês. O subprefeito da Sé, Coronel Camilo, que foi comandante geral da PM, é alguém que sempre se dedicou a enaltecer todos os profissionais, sem distinção. Não posso deixar de mencionar o André (presidente do SIEMACO-SP), que luta pelos direitos de todos. Sinceramente, faltam-me palavras para agradecer a vocês. Assim como o Coronel Marcus Vinícius disse há pouco, conseguimos unir aqui dois mundos invisíveis, porém essenciais para qualquer sociedade: a polícia e a Limpeza Urbana. Se qualquer um desses dois mundos parar um dia, a cidade para”, disse.
“Desde o Império, as pessoas buscam por segurança, e sempre se buscou pela limpeza urbana. Hoje, quero que vocês aproveitem este momento; aproveitem esses profissionais (músicos) de capacidade ímpar. Meu amigo Jássen, de longa data, é o nosso maestro, que não só conduzirá a batuta, mas também a música aos corações de vocês. O que verão hoje foi especialmente pensado para cada um de vocês. Desejo que Deus abençoe a todos nesta passagem de ano e que as famílias de vocês encontrem conforto para aproveitar este momento.”, concluiu o Secretário Executivo de Limpeza Urbana.
O Presidente do SIEMACO-SP não conteve a emoção ao falar dos profissionais da Limpeza Urbana de São Paulo. “Foi uma das homenagens mais belas sinceras que eu pude presenciar em todos esses anos; uma homenagem justíssima. A gente já fez muitas homenagens para os trabalhadores, porém fora a instituição sindicato e até algumas empresas, nunca tive havido nada assim, com o reconhecimento da Prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo, em homenagear esses trabalhadores, na véspera de Natal, com todos juntos, desfrutando de uma manhã maravilhosa, com música, emoção e alegria. Essa foi mesmo a maior homenagem que eu pude ver até hoje”, disse o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filhos, com os olhos marejados.
*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)
**Com informações da Assessoria de Comunicação da SELIMP; Fotos: Alexandre de Paulo