SIEMACO-SP intervém em situação crítica com trabalhadores da Sabesp

 SIEMACO-SP intervém em situação crítica com trabalhadores da Sabesp

Em meio a um cenário de incerteza e insegurança, trabalhadores e trabalhadoras duque prestam serviço para a Sabesp (Companhia de Águas de SP) enfrentam uma situação difícil após a saída abrupta de várias empresas responsáveis pela limpeza, incluindo a Masterserv Serviços Avançados Eireli, que abandonou suas atividades no dia 13/12 sem quitar obrigações com mais de 100 funcionários.

O SIEMACO São Paulo, representando a categoria, está cobrando ações a SABESP e o Governo do Estado para assegurar estabilidade e garantir os direitos desses profissionais. A empresa Masterserv, em sua comunicação com a SABESP, declarou: “Diante da atual dificuldade financeira e da impossibilidade de manter as verbas salariais dos colaboradores, requeremos a rescisão amigável do contrato”. A mensagem também menciona a autorização para direcionar créditos de notas pendentes aos colaboradores, tentando mitigar os prejuízos.

O sindicato está atuando intensamente para garantir os direitos destes trabalhadores. “É inaceitável que empresas entrem e saiam, deixando nossos trabalhadores desamparados. Estamos cobrando mais responsabilidade com a nossa categoria. Não podemos permitir que continuem ocorrendo tais descasos”, afirma Maria Aparecida, diretora responsável pela equipe de Órgãos Públicos do sindicato.

André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP, reitera o compromisso da entidade com a defesa dos trabalhadores. “É algo anunciado, que virou rotina na SABESP. Empresas sem condições financeiras de atender companhia deste tamanho assumem responsabilidades visando somente o lucro e não conseguem se manter. Estamos cansados de assistir este tipo de situação e vamos buscar soluções para que nossos trabalhadores e trabalhadoras parem de pagar o prejuízo de mais essa falta de compromisso. Nosso papel é lutar incansavelmente pela segurança e estabilidade de cada um dos profissionais que representamos”, enfatiza.

Desafio constante
Este cenário mostra um desafio contínuo no setor de limpeza e conservação, onde a rotatividade das empresas prestadoras de serviço afeta diretamente a categoria. A equipe de Órgãos Públicos do SIEMACO São Paulo, responsável pela fiscalização do setor, tem acompanhado de perto a situação. A inconstância nas empresas prestadoras de serviços gera um ambiente de insegurança para os trabalhadores, que cumprem suas funções sem a garantia de receber os devidos pagamentos.

O Departamento Jurídico do SIEMACO-SP está mobilizado para acionar judicialmente tanto a Masterserv quanto a SABESP. A ação visa garantir todos os pagamentos devidos, com as penalidades previstas na Convenção Coletiva de Trabalho.