Instituto Arlindo Gusmão de Fontes registra mais de um milhão de atendimentos em benefício à saúde dos trabalhadores

 Instituto Arlindo Gusmão de Fontes registra mais de um milhão de atendimentos em benefício à saúde dos trabalhadores

Foto: FEMACO/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (22), o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes promoveu uma reunião com seu Conselho Deliberativo na sede da FEMACO, marcando um momento importante para prestar contas de suas atividades e resultados. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, contou com a participação de representantes dos sindicatos laborais e patronais, os quais acompanharam de perto os números apresentados pelo presidente do Instituto, Roberto Nolasco. Entre os presentes estavam o presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, e o presidente da FEMACO, Roberto Santiago, entre outros.

Um dos pontos de destaque foi o expressivo número de atendimentos realizados no ano de 2023, ultrapassando a marca de 428 mil. Isso corresponde a uma média mensal de 35 mil atendimentos, demonstrando a efetividade e o alcance do trabalho desenvolvido pelo Instituto ao longo dos últimos anos, que já superou a marca de um milhão de atendimentos. Dentre esses, 70,45% foram consultas odontológicas, 16,23% consultas médicas e 13,32% exames laboratoriais.

“Os números apresentados aqui pelo instituto são mais do que estatística; são um testemunho do compromisso e da eficácia das iniciativas voltadas para a saúde dos trabalhadores. Esses mais de um milhão de atendimentos refletem não apenas números, mas histórias de vida impactadas positivamente, demonstrando a importância vital dessa parceria para nossa categoria”, ressaltou André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP.

Já Roberto Santiago, presidente da FEMACO, destacou o impacto positivo dessas ações na vida dos trabalhadores. “Isso mostra a tamanha importância do Benefício Saúde como coparticipação no sistema de proteção social da categoria. Essa parceria, firmada na Convenção Coletiva de Trabalho, mudou, definitivamente, a vida dos profissionais que agora têm mais facilidade e acesso à Saúde”.

Além disso, foi elogiada na reunião a implantação da Odontomóvel, que realiza atendimentos itinerantes nos postos de trabalho, facilitando a vida dos profissionais que enfrentam dificuldades de tempo para buscar cuidados com sua saúde bucal em clínicas convencionais.

É importante ressaltar que o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes também promove diversas palestras e campanhas de prevenção e proteção à saúde do trabalhador, demonstrando seu compromisso não apenas com o tratamento, mas também com a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças.

Conheça um pouco da história do Instituto Arlindo Gusmão de Fontes

O Instituto Arlindo Gusmão de Fontes foi fundado em 2005 com o objetivo inicial de promover ações sociais e educacionais em bennefício dos trabalhadores. Com o passar do tempo, novas demandas surgiram e o Instituto se adaptou para atender às necessidades emergentes. A instituição deixa claro que ão busca substituir o papel do poder público, mas sim oferecer alternativas ágeis de atendimento aos trabalhadores e suas famílias, especialmente diante do alto desemprego e da desigualdade social que sobrecarregam os serviços públicos.

Atuando para mitigar as lacunas existentes já citadas, o instituto compreende que ações efetivas, lideradas pelas organizações de trabalhadores e empregadores, podem resgatar o papel do sindicalismo na sociedade, promovendo o “Sindicalismo Cidadão”.

Com o objetivo de proporcionar o bem-estar físico, mental, emocional, intelectual, profissional e social do interesse das entidades associadas, o Instituto executa atividades baseadas em estudos, pesquisas, consultorias, assessorias, planejamentos e estruturações de ações. Isso inclui o desenvolvimento, edição e produção de publicações, materiais, conteúdos e metodologias pertinentes ao seu propósito.

Para mais informações sobre o trabalho do Instituto acesse o site www.institutoagf.com.br.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), *com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da FEMACO