SIEMACO-SP visita escola em Pirituba e fortalece laços com trabalhadoras da limpeza
O SIEMACO-SP realizou nesta segunda-feira (27) uma visita à Escola Estadual Cândido Gonçalves Gomide, em Pirituba. A ação, conduzida pela diretora Andrea Ferreira, carinhosamente conhecida como Ferreirinha, e por Marcio Matos, responsável pelo Departamento Previdenciário do sindicato, reforçou o compromisso da entidade com as trabalhadoras do setor de asseio e conservação.
“Quando vim aqui pela primeira vez, não havia nenhuma trabalhadora associada ao SIEMACO-SP. Agora, as três são sindicalizadas. Mesmo tendo poucas funcionárias, a gente vem visitar, porque elas são importantes e precisam de informações, precisam conhecer os benefícios que o sindicato oferece, assim como saber que tem gente lutando pelos direitos delas. Mesmo que tivesse uma única auxiliar de limpeza, a gente também viria”, disse Andrea, reforçando que esse é um trabalho de formiguinha, mas que precisa ser feito e valorizado.
A diretora enfatiza que pretendem atender a todas as escolas possíveis da região. Ela também destacou a importância do uso dos benefícios oferecidos pelo SIEMACO-SP: “Já que vocês agora são sócias, procurem usar os médicos, fazer cursos, se qualificarem, isso é muito importante para o crescimento de vocês”.
Durante a visita, Marcio Matos esclareceu importantes regras sobre a Previdência Social, ressaltando o direito à aposentadoria por idade, que, para as mulheres, é necessário ter no mínimo 62 anos de idade e pelo menos 15 anos de contribuição. A presença do sindicato trouxe não apenas informação, mas também acolhimento e apoio às trabalhadoras da escola.
Jaqueline Brito dos Santos, de 32 anos, moradora do Jardim Íris, em Pirituba, trabalha há um ano na escola como auxiliar de limpeza pela empresa Local 7. Maria da Conceição Pereira Nascimento, de 48 anos, desempenha a mesma função, também pela Local 7, e tem o mesmo tempo de serviço na escola. Uma terceira funcionária, que trabalha em outro turno, não estava presente. “Gostamos muito de trabalhar aqui, pois somos tratadas com muito respeito. Foi ótimo receber a visita do sindicato, conhecer a diretora Andrea e se filiar ao SIEMACO-SP. Estamos muito satisfeitas com o atendimento prestado por vocês”, disse Rosangela.
Jaqueline disse inclusive que já usufruiu de um dos benefícios ao consultar-se com o dentista do sindicato. “Já passei no dentista e foi muito bom. Também preciso passar no ortopedista, mas agora que a gente tem assistência médica do SIEMACO-SP tudo fica mais fácil”, contou. Maria da Conceição completou dizendo: “Antes desta empresa eu trabalhava na JJ Serviços. Mudaram o contrato, mas a gente continuou aqui. Bom saber, também, que temos direito a assistência jurídica gratuita, pois já precisamos e tivemos que contratar advogado particular”.
O professor de história e diretor designado à escola há dois anos, Alexandre Andriolo, 57 anos, expressou seu apreço pelas trabalhadoras da limpeza. “A gente sempre trabalha para ter um ambiente agradável. Para mim aqui todos são professores e os funcionários, sejam terceirizados ou não, também. Todos são importantes, pois todos somos educadores. Elas que cuidam da limpeza também têm uma ação educativa na escola. Nós temos um time fantástico aqui e elas nos ajudam muito, pois não é fácil cuidar de 2 mil alunos com apenas três funcionárias na limpeza. Precisamos de mais gente. Mesmo assim, vocês podem ver que a escola é limpíssima”, disse Andriolo. Ele ainda ressaltou um momento especial de integração com as auxiliares de limpeza: “Há dois anos, numa formatura, fizemos questão de que elas compusessem a mesa, o que para nós e para elas foi uma honra”.
A visita do SIEMACO-SP à Escola Estadual Cândido Gonçalves Gomide evidencia o empenho do sindicato em estar presente e atuante na vida dos trabalhadores, garantindo que seus direitos sejam conhecidos e exercidos. A parceria entre o sindicato e as trabalhadoras da limpeza fortalece a missão de promover um ambiente de trabalho mais justo, agradável e respeitoso para todos.
Veja abaixo fotos de outras visitas realizadas às escolas
*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)