Curso de Formação Político-Sindical reforça a presença feminina no sindicalismo
Nesta quinta-feira (20), o auditório da UGT Nacional em São Paulo foi palco do Encontro Nacional da Mulher, evento promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Solidarity Center. O curso de formação político-sindical, realizado em formato híbrido, teve como objetivo fortalecer a capacidade das entidades sindicais de se organizar e ampliar a representação das mulheres nos espaços de decisão do movimento sindical.
A Secretaria Geral do SIEMACO-SP, Márcia Adão, destacou a importância do evento: “Estimular a participação das mulheres na política e também no movimento sindical é aperfeiçoar a democracia!”, afirmou.
O evento contou com a presença de importantes lideranças sindicais, incluindo o presidente da UGT, Ricardo Patah, e as vice-presidentes Cleonice Caetano de Souza e Cássia Buffelli. A participação híbrida foi marcada pela contribuição de Ana Júlia, representante do Solidarity Center.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para promover a inclusão das mulheres nos processos decisórios e reforçar a luta por igualdade de gênero dentro do sindicalismo. As palestras e debates enfatizaram a necessidade de uma maior representatividade feminina e o impacto positivo que essa mudança pode trazer para o movimento sindical e para a sociedade como um todo.
Para o SIEMACO-SP, este curso de formação político-sindical da UGT e do Solidarity Center simboliza mais um passo significativo na busca por um sindicalismo mais inclusivo e representativo, reafirmando o compromisso das entidades em promover a igualdade e a justiça social.
Texto por Alexandre de Paulo; Fotos: Divulgação/SIEAMCO-SP