SIEMACO-SP apoia renovação de contrato da Limpeza Urbana, que garante estabilidade e manutenção de empregos
A renovação do contrato de Limpeza Urbana por mais 20 anos com as empresas Loga e Ecourbis foi confirmada na última semana, garantindo a continuidade dos serviços na capital paulista. Essa renovação, aprovada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), assegura a manutenção de empregos e a estabilidade para mais de 6 mil trabalhadores diretos, na maior cidade da América Latina.
A gestão municipal, através da SPRegula, realizou a renovação da concessão de forma automática, conforme previsto no contrato atual, que termina em outubro deste ano. Agora, se estenderá por mais duas décadas, garantindo segurança e estabilidade aos trabalhadores e suas famílias.
André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP, destacou a importância dessa renovação. “Traz tranquilidade para os trabalhadores, que estavam preocupados com a possibilidade de perderem seus empregos. As empresas têm um vínculo de respeito mútuo com os trabalhadores e cumprem suas obrigações. Temos nossos enfrentamentos, nessa relação capital-trabalho, mas sempre com diálogo e respeito. E valorizamos isso”, disse.
O contrato prevê ainda a implantação de três ecoparques com unidades de recuperação energética, a modernização de unidades de triagem, a apresentação de um cronograma detalhado de metas de reciclagem de secos e orgânicos, além de novos procedimentos de fiscalização da execução do contrato.
Elmo Nicácio, diretor do SIEMACO-SP e coletor da Loga, compartilhou sua experiência e história com as empresas, reforçando a importância dessa estabilidade no trabalho. “Vim de Monteirópolis, interior de Alagoas, para trabalhar na coleta. No primeiro contrato, eu tinha 27 anos e minha filha tinha dois. Hoje, estou com 47, minha filha tem 22, em mais uma renovação de contrato dessas empresas. Esses 20 anos passaram rápido e a importância dessa renovação é que ela oferece oportunidades de criar nossos filhos e trabalhar com segurança por mais 20 anos”.
Incertezas geraram tensão
Durante o período de incerteza, houve tensão entre os trabalhadores, que queriam a continuidade das empresas devido à responsabilidade e cumprimento das obrigações por parte da Loga e da Ecourbis. A renovação do contrato não só garante a manutenção dos empregos, mas também fortalece a boa convivência entre o sindicato e as empresas, que respeitam a convenção coletiva de trabalho.
O SIEMACO-SP teve um papel fundamental na renovação do contrato, ressaltando que são empresas sólidas, com estrutura que garante o bom funcionamento e a segurança de emprego para milhares de trabalhadores diretos. “A gente não quer mexer no que está dando certo. Não somos contra as mudanças, mas defendemos os interesses dos nossos trabalhadores”, concluiu André Santos Filho.
*Por Fábio Busian; Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP