Assembleia na EcoUrbis Sul fecha ciclo da Campanha Salarial da Limpeza Urbana nas garagens da coleta de SP

 Assembleia na EcoUrbis Sul fecha ciclo da Campanha Salarial da Limpeza Urbana nas garagens da coleta de SP

A equipe da subsede do SIEMACO São Paulo madrugou nesta quinta-feira (25) para conversar com os trabalhadores da coleta da garagem da EcoUrbius Sul, localizada ao lado do Terminal Capelinha, e realizar mais uma assembleia da Campanha Salarial da Limpeza Urbana.

A diretora Daniela Sousa, responsável pela subsede, discursou para os mais de cem funcionários da empresa presentes no local, explicando cada pauta que será levada ao sindicato das empresas para negociação. “Temos aqui várias reivindicações da categoria trazidas pelos próprios coletores e varredores. Desde a prioridade para filhos dos trabalhadores nas novas contratações de estagiários, até a nossa folga de ano novo, que queremos finalmente colocar em convenção coletiva. Além disso, vamos propor reajuste que componha a inflação de 2024, mais 50%, que ao todo gira em torno de 6%”, disse Daniela.

O SIEMACO-SP propõe ainda que todos os empregados contratados para executar as funções de ajudante de equipe de serviços diversos também devem receber adicional de insalubridade o percentual de 20% do salário mínimo federal, pago mensalmente, além de reembolso integral de medicação para todos os coletores durante o período em que esteja afastado por acidente de trabalho, e outros itens que constam na pauta de reivindicações apresentada aos trabalhadores.

As assembleias nos locais de trabalho, como garagens e alojamentos da coleta e da varrição, setores essenciais da Limpeza Urbana, terminam nesta sexta-feira (26/07). Após essa etapa, o sindicato tem até o fim do mês para apresentar sua pauta de reivindicações ao SELUR, o sindicato que representa as empresas do setor. Em agosto, cada item da pauta será discutido com as empresas de Limpeza Urbana da capital.

Em setembro, a pauta será negociada diretamente entre o SIEMACO-SP e o SELUR na sede do sindicato patronal, localizada na Av. Paulista. Essa negociação contará com a presença de dezenas de coletores e varredores, que representarão a categoria.

*Texto e fotos por Fábio Busian (MTB 81800)