SIEMACO-SP inicia atendimento Jurídico-Previdenciário fixo na subsede em Santo Amaro

 SIEMACO-SP inicia atendimento Jurídico-Previdenciário fixo na subsede em Santo Amaro

Diretora Daniela Sousa (à dir.) e equipe do departamento Jurídico-Previdenciário atendem trabalhador na subsede – Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Com o objetivo de ampliar e melhorar a eficiência dos serviços prestados às categorias que representa, o SIEMACO São Paulo iniciou neste mês de julho um atendimento Jurídico-Previdenciário fixo, todas as quintas-feiras, na subsede do sindicato, em Santo Amaro. Para agendar um horário, telefone para 5525-5880, ou escreva um e-mail para: subsede@siemaco.com.br.

Orientação e comodidade
Levar informações precisas e orientar o trabalhador sobre seus direitos à aposentadoria é a principal missão da equipe de atendimento Jurídico-Previdenciário do sindicato, coordenada por Márcio Matos, juntamente com a assistente Aline Santos Vieira e o auxiliar Márcio Macena. Eles recebem os trabalhadores com hora marcada e realizam uma análise do tempo de contribuição, idade e projeção para a desejada aposentadoria.

“Ao visitar os trabalhadores em um local mais próximo do seu trabalho ou moradia, com hora marcada, visamos oferecer maior comodidade, visto que nossa sede fica no Centro de São Paulo, bastante distante e até fora de mão para quem atua aqui na Zona Sul, onde fica a subsede. Com esse serviço nosso objetivo é esclarecer as dúvidas relacionadas à Previdência, principalmente após as mudanças da Reforma Previdenciária (Emenda Constitucional 103/2019), verificando as possibilidades de aposentadoria e fazendo simulações para cada caso específico”, explica Márcio Matos.

Informações essenciais

Entre os trabalhadores do Asseio e Conservação existem muitos que começaram a laborar cedo e passaram por várias outras categorias profissionais, em empresas que às vezes nem existem mais, causando várias lacunas no cadastro do INSS. Por isso o sindicato, por meio desse serviço, busca informar os trabalhadores sobre os requisitos mínimos para se pleitear a aposentadoria e qual o momento mais vantajoso para fazê-lo, fundamentados sempre nas regras da Previdência Social.

“Os trabalhos no Departamento Jurídico-Previdenciário da subsede já começaram bem. Em média foram atendidos de cinco a seis trabalhadores semanalmente. E já houveram dois trabalhadores que descobriram conosco que chegou a vez de requerer a tão sonhada aposentadoria”, complementa Márcio Matos.

Uma delas é a do porteiro Elias dos Santos, 60 anos, que trabalha na empresa GS, em um prédio residencial na Vila Mariana. Há 38 anos no ramo, ele é do Paraná, mas está há mais de 40 anos em São Paulo. “Conheci o atendimento por meio dos amigos de trabalho. Não sabia que tinha [esse serviço]aqui em Santo Amaro. Pensei que só tivesse na sede. Foi muito bom, bem rapidinho e agora vocês estão dando entrada na minha aposentadoria”, disse.

“Ele tem 38 anos, sete meses e dez dias de recolhimento pagos no INSS, por isso vai conseguir dar entrada na aposentadoria com 100%”, completou Aline.

Avaliação positiva
“Está sendo bastante positivo. Eu penso que é um momento em que o trabalhador está sendo acolhido na época em que ele mais precisa, querendo descansar, depois de muitos anos de trabalho duro, e o sindicato também está presente nesse momento, calculando, orientando, oferecendo a melhor possibilidade para que ele possa escolher. A gente busca trazer esse conforto, para que eles não enfrentem filas no INSS, burocracia, para levantar a contagem do tempo. Esse é mais um diferencial para trazer esse conforto para o trabalhador, deixando claro que aqui ele é apoiado em todas as etapas da vida dele. Então, isso tem sido elogiado por eles, que são da Limpeza Urbana, uma categoria que tem pessoas mais velhas atuando, por isso trazer o departamento previdenciário até eles, aqui na subsede, é essencial e agradou bastante”, disse a diretora responsável, Daniela Sousa.

Depoimentos de trabalhadores
O atendimento previdenciário na subsede de Santo Amaro já recebeu trabalhadores como Ana Cristina Rodrigues de Oliveira, 61 anos, auxiliar de limpeza na Vida Serv, que presta serviço no Colégio Alberto Conti. “Eu gostei da atenção, foi a primeira vez que pedi para levantarem o meu tempo de contribuição. Vou levar essas informações para os meus colegas de serviço”, disse.

Jose Adalberto Correa, 60 anos, ajudante de serviços diversos na Eco Sampa, em Santo Amaro, também esteve presente essa semana em Santo Amaro. “Vim aqui para saber se já deu o tempo para eu me aposentar, quanto tempo falta, essas coisas”, contou.

Gilmar Lopes Barbosa, 50 anos, que trabalha como banheirista na Max Serviço – no Shopping Mais de Santo Amaro-, também se disse beneficiado pelo novo serviço oferecido pelo sindicato.

Nailda Cerqueira dos Santos, 55 anos, que atua como auxiliar de limpeza na Loyal Serviços prestando serviço na CAOA Cherry – João Dias, é outra trabalhadora que aprovou o atendimento na subsede.

Compromisso contínuo
O SIEMACO-SP reforça seu compromisso em estar ao lado dos trabalhadores em todas as etapas de suas vidas, oferecendo apoio e orientação de qualidade para as suas melhores escolhas, tanto profissionais quanto pessoais.

*Pelo jornalista Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP); Texto e Fotos