SIEMACO-SP inicia nova fase da Campanha “#RespeiteTodoMundo – Quebrando Barreiras”
Na manhã desta sexta-feira (12), o auditório do SIEMACO São Paulo foi palco do primeiro evento da nova versão da campanha “#RespeiteTodoMundo – Quebrando Barreiras”. Agora focada em casos reais recebidos durante a campanha anterior, a iniciativa destacou denúncias de assédio moral, sexual, discriminação e preconceito, com seus devidos encaminhamentos, além de abordar temas essenciais como a saúde mental dos trabalhadores.
O SIEMACO-SP é o primeiro sindicato do grupo FEMACO a adotar este novo formato. O evento, que contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais (link abaixo), teve como tema “Quebrando Barreiras – A Campanha Respeite Todo Mundo e a Promoção da Saúde Mental no Trabalho”. As palestras foram conduzidas por parte do time feminino do SIEMACO-SP, com a advogada Gledis Lúcio e as diretoras Daniela Sousa e Maria Silva. O evento também trouxe novas vozes para enriquecer o debate, como o médico psiquiatra Augusto Goldoni, a artista e ativista trans Renata Peron, e a psicóloga Valéria Braunstein. A mestra de cerimônias Tchaka Drag Queen foi responsável pela apresentação, animação e mediação do evento.
Representando o presidente André Santos Filho, os diretores Moacyr Pereira, Elmo Nicácio (Lagoa) e Silvana Souza abriram o evento. Roberto Leme (Théo), coordenador do Grupo de Ação Sindical (GAS), que também falou na abertura, representou o presidente da FEMACO, Roberto Santiago, idealizador do projeto. Estiveram presentes também os diretores do SIEMACO-SP Nilson Ferreira, Wagner Antonelli, Fábio Cruz, Andrea Ferreira, Danilo de Jesus, Roberval dos Santos (Soldado), Reimon Nascimento, Roselene Santana e Zélia Maria Soares, além de coordenadores e assessores.
O evento se tornou um marco na luta contra o assédio e a discriminação no ambiente de trabalho, cujo objetivo principal é promover um espaço mais seguro e saudável para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Saúde Mental
As doenças psicossomáticas, condições em que fatores psicológicos como estresse, ansiedade e depressão influenciam significativamente o surgimento de sintomas físicos, foram discutidas em detalhes durante o encontro. Esse tema ressaltou a estreita relação entre mente e corpo e a importância de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para o bem-estar emocional e físico de todos no ambiente de trabalho.
*Por Alexandre de Paulo e Fabiano Polayna, Texto e Fotos