Time da EcoUrbis ganha amistoso entre os SIEMACOs São Paulo e Curitiba, e dirigentes reforçam importância da integração entre trabalhadores

 Time da EcoUrbis ganha amistoso entre os SIEMACOs São Paulo e Curitiba, e dirigentes reforçam importância da integração entre trabalhadores

Com muita integração e clima de amizade, a sede campestre do SIEMACO Curitiba, na região metropolitana da capital, recebeu a equipe campeã da SuperCopa Campeões da Limpeza Urbana 2024 de São Paulo para um amistoso, na manhã deste sábado (29), contra a equipe da coleta de Paranaguá, uma das finalistas do mesmo campeonato realizado em solo paranaense.

O evento foi realizado pelos dois SIEMACOs, São Paulo e Curitiba, como forma de fortalecer o vínculo entre as entidades irmãs e integrar trabalhadores da categoria em todo o Brasil. Dois ônibus saíram da capital paulista com dirigentes, assessores do sindicato e a equipe campeã formada por funcionários da EcoUrbis, para participar do evento. O presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, participou da caravana, além dos diretores Moacyr Pereira, Elmo Nicácio, Wagner Antonelli, Marcia Adão, Fábio Cruz, Daniela Sousa e Maria Aparecida. 

“Primeiramente, queremos agradecer os companheiros do SIEMACO Curitiba pela recepção e parceria de sempre. É gratificante poder proporcionar uma viagem dessas, um momento de lazer para esses trabalhadores que fazem muito pela nossa sociedade. Você vê a felicidade em cada rosto aqui, trabalhadores dividindo experiências e mostrando que a união da categoria ultrapassa fronteiras”, disse André Santos Filho.

Foram dois tempos de 30 minutos cada, sem limite de substituição, deixando as equipes livres para desenvolverem o melhor do futebol aos presentes na área do clube campestre. E a equipe de São Paulo acabou levando a melhor, vencendo a partida pelo placar elástico de 6 a 1. 

O goleiro Felipe de Oliveira, coletor hospitalar da EcoUrbis que liderou a equipe vencedora, fez questão de agradecer os sindicatos pelo evento e enalteceu a união entre trabalhadores. “Agradecer aos dois SIEMACOs pela festa linda, pela forma como fomos recebidos e por toda a estrutura que nos ofereceram desde a saída de São Paulo. Ganhamos e agora vamos comemorar com todos, inclusive nossos amigos do Paraná que jogaram contra a nossa equipe”, ressaltou.

Dirigentes enaltecem espírito de união 

Alexandre Oliveira, presidente do SIEMACO Curitiba, reforçou a importância da integração entre os trabalhadores. “Esse encontro fez esses trabalhadores também dividirem experiência. Eles conversaram sobre seus trabalhos, diferenças e semelhanças da coleta em Curitiba e São Paulo. E isso através do futebol, uma paixão nacional. Não ganhamos aqui, mas esperamos uma revanche lá em São Paulo, com esse mesmo espírito de companheirismo que vimos hoje”.

Além dos sindicatos, a UGT Paraná e a FEACONSPAR estavam no local, com o presidente das suas entidades, Manasses Oliveira, participando do evento. O sindicalista reforçou a intenção de valorizar profissionais muitas vezes invisibilizados pela sociedade, mas que proporcionam um trabalho essencial nas cidades. “Essa parceria entre sindicatos e federações fazem com que nossos garis sejam valorizados. E isso só foi possível graças aos nossos amigos de São Paulo, que vieram até Curitiba para esse dia festivo conosco. Estamos muito felizes em recebê-los”, comentou.

“Maravilhoso, né? É assim que classifico este evento, que reforça a parceria entre o SIEMACO Curitiba e o SIEMACO São Paulo. Independentemente de quem ganhou, a maior vitória é da categoria. A gente poder confraternizar é o melhor resultado”, avaliou Moacyr Pereira, que é presidente da CONASCON, confederação que representa a Limpeza Urbana nacionalmente.

O Superintendente de Operações da EcoUrbis, Walter de Freitas, também foi convidado para o amistoso, e esteve com a diretoria dos sindicatos no local. O representante da empresa de coleta de São Paulo se disse lisonjeado pelo convite. “Só tenho a agradecer todos os sindicatos e o André, pelo convite que fez à EcoUrbis, para participarmos deste evento maravilhoso. E o Manassés, por nos receber tão bem e com tanto carinho. Contem sempre conosco”.

*Por Fábio Busian, Texto e Fotos, enviado especial a Curitiba