Histórias de inspiração: o cotidiano de um veterano e um influenciador das ruas de São Paulo
Na manhã desta quarta-feira (28), a equipe de Comunicação do SIEMACO-SP conversou com dois trabalhadores que, apesar das diferenças de idade e trajetórias, compartilham um profundo amor pelo trabalho e uma forte ligação com a cidade de São Paulo. José Antônio Páscoa, um dedicado agente de higienização de 74 anos, e Bruno Nascimento, de 29 anos, conhecido como ‘Gari Maromba’, revelam suas histórias de vida, superação e paixão pela profissão.
José Antônio Páscoa: o guardião de memórias e dedicação
Natural de Coqueiral, no sul de Minas Gerais, José Antônio Páscoa, 74, é um exemplo vivo de perseverança e dedicação. Casado há quase 50 anos e pai de três filhos, ele conta com carinho sua história de vida, marcada pela simplicidade do interior e pelo desejo de buscar melhores oportunidades na capital paulista.
“Quando eu era menino, escutava histórias sobre as oportunidades que existiam em São Paulo. Em 1973, resolvi me mudar para a capital. Aqui construí minha vida. Hoje, estou casado há 47 anos, tenho três filhos, sendo o mais velho enfermeiro e professor de matemática, outra enfermeira por formação, e a mais nova trabalha no ramo alimentício, e também tenho netos”, relembra com orgulho.
Aposentado há doze anos, José continua trabalhando como agente de higienização na empresa Brasanitas, onde está há vários anos. Quando questionado sobre o que o motiva a continuar trabalhando, ele responde com entusiasmo: “Eu amo o que faço. Não consigo e não gosto de ficar parado. Eu só vou parar no dia em que disserem que não posso mais trabalhar”.
Seu José é um exemplo de paixão pelo trabalho. “Quando eu trabalhava no Shopping Morumbi, muitas vezes eu cobria até mesmo a encarregada, para vocês verem o quanto gosto de trabalhar. Desde 2019, estou no Shopping Center Norte e me sinto verdadeiramente realizado”, comenta ele, destacando seu comprometimento com a profissão.
Bruno Nascimento: o gari que conquista as redes sociais
Com 29 anos, Bruno Nascimento, conhecido nas redes sociais como ‘Gari Maromba’, é um fenômeno digital. Com mais de 18 mil seguidores no Instagram, ele utiliza sua presença online para mostrar não apenas sua paixão pela academia, mas também para enaltecer sua profissão como coletor de resíduos.
“Eu criei o perfil há três anos, quando passei a trabalhar na empresa Loga. Meus amigos sabiam que eu gostava de academia e me apelidaram de ‘Maromba’ por conta do meu estilo físico. No início, não tinha nenhuma pretensão específica, apenas comecei a compartilhar um pouco da minha rotina de exercícios na academia e, sempre que possível, do meu trabalho também”, explica Bruno.
Nascido na Bahia, Bruno acredita que sua dedicação à academia tem um impacto positivo em seu trabalho. “Sempre tive uma preocupação com a saúde, e essa minha preferência pela academia tem impactado positivamente no meu trabalho, pois a função que exerço enquanto coletor exige resistência física”, afirma.
Orgulhoso do papel de influenciador digital, Bruno se destaca por quebrar preconceitos e paradigmas. “Poder influenciar de forma positiva na vida das pessoas é muito gratificante. Usar uma ferramenta tão importante como a internet para enaltecer uma profissão tão subjugada é melhor ainda. Eu sei que o nome ‘Gari Maromba’ atrai curiosidade, e eu aproveito essa adesão para esclarecer como é a função de um coletor”, conclui ele.
Acompanha o “Gari Maromba” nas redes sociais
Essas histórias de José e Bruno são exemplos inspiradores de como diferentes trajetórias podem convergir em um mesmo propósito: a valorização do trabalho.
*Reportagem: Alexandre de Paulo (fotos e vídeo) e Murilo Raggio (texto e vídeo).