Mais de 900 trabalhadores elegem os novos cipeiros do Consórcio SCK, com apoio do SIEMACO-SP
Na última terça-feira (27), o Consórcio SCK, responsável pela Varrição de parte da zona Sul da capital, realizou a sua eleição para definir os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e o SIEMACO São Paulo participou da organização do pleito, além de orientar os trabalhadores do local.
A equipe da subsede do sindicato, liderada pela diretora Daniela Sousa e com coordenação do assessor Flávio Silva, esteve em todos os turnos da SCK para acompanhar os mais de 900 votantes, que elegeram oito titulares e sete suplentes para serem os cipeiros, nome dado aos membros da comissão, entre os 26 candidatos ao cargo.
Os cipeiros são responsáveis por identificar riscos no ambiente de trabalho, sugerir medidas de prevenção de acidentes, promover treinamentos de segurança, investigar incidentes e servir como um canal de comunicação entre os trabalhadores e a administração para melhorar a segurança e saúde no local de trabalho. Ou seja, um trabalho que exige muita atenção, diálogo e, acima de tudo, responsabilidade.
“Nosso diálogo com a categoria é para que eles tenham responsabilidade no voto, não elejam o amigo só por ele ser legal. Ser cipeiro é algo sério e salva vidas. Por isso fazemos palestras e mostramos o trabalho de um membro da comissão, para que eles tenham um voto consciente de quem querem que os represente de verdade”, afirma Daniela Sousa.
Os novos cipeiros eleitos, por ordem decrescente de votação, foram: Marcelo Cândido dos Santos (106 votos), Adinaldo Moraes (81 votos), Carlindo da Silva (72 votos), Jaime Mendes dos Santos (62 votos), Osmar Nogueira da Silva (62 votos), Raimundo José da Silva (60 votos), Fábio Alves de Lima (58 votos) e José Maria de Moura (58 votos).
Os suplentes, que assumem a vaga dos titulares que por algum motivo não possam atuar como cipeiros, foram: Marcelo Silva de Oliveira (54 votos), Marcelo Costa Rodrigues (33 votos), Patrício Augusto Araújo (26 votos), Jovelino Manoel da Silva (23 votos), Clayves Cristiano de Jesus (21 votos), Cristóvão de Sousa (20 votos) e Luciano Alcides Mota (19 votos).
*Pelo jornalista Fábio Busian; Texto e Fotos/SIEMACO-SP