Palestras na Sustentare abordam impacto do uso de álcool e drogas na vida dos trabalhadores
Nesta semana, a empresa Sustentare, em conjunto com o SIEMACO São Paulo, está promovendo uma série de palestras sobre a problemática e a prevenção do uso de álcool e drogas entre os trabalhadores da coleta de lixo. As atividades foram inauguradas nesta segunda-feira (26), nos períodos da tarde e noite, com grande sucesso e a participação ativa dos presentes, incluindo o depoimento emocionante de um rapaz que compartilhou sua experiência pessoal com a dependência.
Pela manhã a palestra foi realizada no auditório da empresa, com a presença de Andrea Ferreira (conhecida como Ferreirinha), diretora e assistente social do sindicato, e outras lideranças sindicais, como José Carlos (Irmãozinho), Fábio Cruz (diretor), Roberval dos Santos (Soldado) e Valdir Laino. Representando a Sustentare, estavam Juliana Gonzalez, assistente social da empresa, e Tâmara Sampaio, da equipe de Comunicação. A plateia, composta por motoristas, coletores e auxiliares de serviços diversos, participou ativamente das discussões.
Durante a palestra, Andrea Ferreira abordou os efeitos destrutivos das drogas lícitas e ilícitas na vida dos trabalhadores e suas famílias. Ela destacou a importância de se buscar ajuda e tratamento precocemente, com apoio tanto da empresa quanto dos serviços de assistência social oferecidos pelo governo, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
O evento incluiu depoimentos em vídeo e exemplos reais que ilustraram os riscos do uso de substâncias químicas e ajudaram a esclarecer dúvidas dos trabalhadores. “Abordar esse tema é de extrema importância, pois afeta muitas pessoas da nossa categoria. Precisamos agir antes que um acidente de trabalho aconteça ou que o quadro de dependência seja agravado, refletindo negativamente na vida pessoal, familiar e profissional do trabalhador”, afirmou Andrea Ferreira.
A programação das palestras continua ao longo da semana. Hoje, terça-feira, a palestra será realizada às 13h na garagem da Sustentare. Nos dias seguintes, quarta e quinta-feira, os encontros acontecerão no alojamento Brás, com sessões às 13h30 e às 22h, para atender aos diferentes turnos dos trabalhadores.
A Sustentare, por meio de seu departamento de recursos humanos, reafirma seu compromisso de oferecer suporte aos trabalhadores que decidirem buscar ajuda e tratamento para a dependência de álcool e drogas, reconhecendo o problema como uma questão de saúde pública e social.
*Pelo jornalista Alexandre de Paulo, Texto e Fotos.