SIEMACO-SP finaliza assembleias com a categoria e Campanha Salarial da Limpeza Urbana entra na fase de negociações

 SIEMACO-SP finaliza assembleias com a categoria e Campanha Salarial da Limpeza Urbana entra na fase de negociações

O mês de julho foi de muito trabalho no SIEMACO São Paulo. A diretoria e as equipes de assessoria externa trabalharam nos três turnos para garantir que as 41 assembleias realizadas durante todo o mês representassem a voz de todos os trabalhadores da coleta e da varrição durante a fase de aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial da Limpeza Urbana de 2024.

Entre os pontos principais defendidos pela categoria, que teve livre abertura para sugerir os temas que serão levados ao setor patronal, estão a prioridade para filhos dos trabalhadores nas novas contratações de estagiários, a inserção da folga de ano novo em convenção coletiva, além de reajuste que componha a inflação de 2024, mais 50%, em torno de 6%. “Nosso trabalho é levar informação e realizar um debate justo, para que nossos trabalhadores se sintam realmente representados. Quero aqui parabenizar toda a equipe do SIEMACO pelo empenho, são longas distâncias e muitos locais para visitar, além do trabalho diário de atendimento à outras categorias que compõem nossa base de representação. E mesmo com muitas tarefas a serem cumpridas, finalizamos as assembleias com exito e aprovação unânime da pauta de reivindicações”, disse André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP.

A pauta de reivindicação propõe ainda que todos os empregados contratados para executar as funções de ajudante de equipe de serviços diversos também devem receber adicional de insalubridade o percentual de 20% do salário mínimo federal, pago mensalmente, além de reembolso integral de medicação para todos os coletores durante o período em que esteja afastado por acidente de trabalho. Outros itens que constam na pauta apresentada aos trabalhadores podem ser vistos CLICANDO AQUI.

As assembleias nas garagens e alojamentos da coleta e da varrição terminaram na última quarta-feira (31/07). Após essa etapa, o sindicato tem até o fim do mês para apresentar sua pauta de reivindicações ao SELUR, o sindicato que representa as empresas do setor. Em agosto, cada item da pauta será discutido com as empresas de Limpeza Urbana da capital.

Em setembro, a pauta será negociada diretamente entre o SIEMACO-SP e o SELUR na sede do sindicato patronal, localizada na Av. Paulista. Essa negociação contará com a presença de dezenas de coletores e varredores, que representarão a categoria. Confira abaixo todas as assembleias realizadas.

*Texto pelo jornalista Fábio Busian; Fotos: Alexandre de Paulo, Fábio Busian, Fabiano Polayna e Divulgação/SIEMACO-SP