Departamento de Combate ao Assédio do SIEMACO-SP é referência em proteção e justiça no ambiente de trabalho

 Departamento de Combate ao Assédio do SIEMACO-SP é referência em proteção e justiça no ambiente de trabalho

Diretora Maria Silva atua em palestra de conscientização e campanhas como a #RespeiteTodoMundo, que são realizadas em empresas pela equipe do SIEMACO-SP – Foto: Alexandre de Paulo

O Departamento de Combate ao Assédio e Discriminação do SIEMACO-SP vem se consolidando como uma iniciativa essencial no combate ao assédio moral, sexual, discriminação e preconceito. Desde sua criação, em 2016, mais de 200 pessoas já foram atendidas. Somente entre janeiro e agosto deste ano, o departamento registrou 60 novos casos, reforçando a importância desse tipo de suporte no ambiente profissional.

O diferencial do departamento está no seu atendimento completo e humanizado. As vítimas são acolhidas com discrição e recebem suporte psicológico, além de assistência jurídica integral, garantindo que cada situação seja tratada com o cuidado necessário. Nos casos mais graves, o departamento atua de forma direta, encaminhando as ocorrências para mediação junto ao Ministério Público do Trabalho. Esse ano, já foram realizadas 39 mediações em parceria com o órgão, demonstrando o comprometimento em buscar soluções formais e eficazes para proteger os direitos dos trabalhadores.

Segundo Maria Silva, diretora do departamento, o trabalho desenvolvido é fundamental para enfrentar o medo e a insegurança que muitas vítimas sentem ao relatar seus casos. “Queremos que as pessoas se sintam seguras para falar, sem temer represálias. Oferecemos não só apoio emocional, mas também jurídico, e, quando necessário, acionamos o Ministério Público do Trabalho para garantir que os responsáveis sejam responsabilizados”, afirma Maria.

Além de atender as vítimas, o departamento tem um papel ativo na prevenção de novos casos. Por meio de palestras de conscientização e campanhas como a #RespeiteTodoMundo, realizadas em empresas, a equipe busca promover uma cultura de respeito e igualdade no ambiente de trabalho, prevenindo que situações de assédio e discriminação ocorram.

Essa abordagem integrada e proativa tem transformado o Departamento em uma referência no setor. Ao oferecer acolhimento psicológico, suporte jurídico e uma atuação conjunta com o Ministério Público do Trabalho, o departamento se destaca como um exemplo de como a ação sindical pode contribuir para um ambiente de trabalho mais justo e seguro, garantindo que trabalhadores que enfrentam situações de violência e discriminação sejam protegidos e apoiados em todos os aspectos”, concluiu Maria.

*Pelo jornalista Fabiano Polayna; Foto: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP