SIEMACO-SP atua em denúncia de assédio na empresa Whirlpool e reforça campanha #RespeiteTodoMundo

 SIEMACO-SP atua em denúncia de assédio na empresa Whirlpool e reforça campanha #RespeiteTodoMundo

Na última sexta-feira (25), a equipe de Comércio do SIEMACO São Paulo, liderada pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa), esteve na empresa Whirlpool, onde o Grupo Oikos presta serviço de asseio, para apurar uma denúncia de assédio envolvendo uma trabalhadora PcD. O caso foi resolvido e todos os trabalhadores receberam orientações sobre direitos e condutas no ambiente de trabalho.

O diretor Lagoa ressaltou a importância de uma apuração cuidadosa e responsável. “As denúncias devem ser analisadas com seriedade para garantir justiça, por isso apuramos de todos os ângulos, ouvindo individualmente as pessoas. Fico satisfeito com o trabalho da equipe, que proporcionou à trabalhadora um sentimento de justiça e representatividade”, afirmou.

O trabalho é resultado da campanha #RespeiteTodoMundo, promovida em conjunto à FEMACO, federação a qual o sindicato é filiado, que visa combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho através de campanhas, palestras e ações educativas — iniciativas essenciais para orientar os trabalhadores sobre práticas saudáveis e o respeito mútuo.

Nicácio reforçou que as palestras e ações preventivas são fundamentais para que todos entendam que o respeito às diferenças é essencial para uma sociedade mais democrática. “No sindicalismo, respeitamos todas as pessoas. Precisamos sempre criar um espaço de respeito e democracia.”

Além de resolver a situação, o trabalho da assessoria SIEMACO-SP no local foi reconhecido por toda a equipe, com a filiação de mais três trabalhadores ao sindicato.