Mais de 800 trabalhadores e sete dias de palestra: SIEMACO-SP inicia a campanha do Novembro Azul com força total
Sete dias de muita informação e autoconhecimento. O SIEMACO São Paulo começou o Novembro Azul, mês destinado à prevenção ao câncer de próstata e conscientização dos homens sobre sua própria saúde, com palestras educativas da diretora Andrea Ferreira entre os dias 04 e 11 deste mês, em seis postos de trabalho da Limpeza Urbana, informando 800 trabalhadores.
A equipe de Condomínios e Áreas Verdes, liderada pela diretora Silvana Souza, levou o tema para os trabalhadores da Ecoss Ambiental, empresa responsável pela varrição em parte da capital, nos alojamentos Vila Leopoldina, Lapa, Perus, Pirituba, Cidade Universitária e Butantã. Nos locais foram discutidas as melhores práticas para a saúde do homem, desmitificando o preconceito em torno do exame do toque, recomendado pela Associação Brasileira de Proctologia para homens a partir dos 50 anos com ou sem sinais e sintomas de alteração na próstata, e em homens a partir dos 45 anos que têm histórico de câncer de próstata na família.
A diretora Silvana acredita que o maior objetivo do sindicato é levar informação acessivel aos trabalhadores. “Informação, seja trabalhista ou de melhoria da qualidade de vida, é essencial para que eles possam entender que o diagnostico precoce, que pode salvar vidas. E as palestras ajudam os homens a superarem o preconceito, quebrando as barreiras e entendendo a importância de estar em dia com seus exames”, explica.
Andrea Ferreira já tem experiência na área, com várias palestras o ano todo, e explica que o tema deve ser abordado de forma leve. “A gente precisa se conectar com esse trabalhador. Mostrar que a doença existe e que o preconceito só atrapalha. E também levamos a categoria ao questionamento. Ter saúde para viver mais e melhor é nossa prioridade”, completou.
*Por Fábio Busian (MTB81800)