Presidente do SIEMACO-SP defende trabalhadores de ETECs e FATECs em entrevista à CBN

 Presidente do SIEMACO-SP defende trabalhadores de ETECs e FATECs em entrevista à CBN

O presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, denunciou em entrevista à rádio CBN a situação crítica enfrentada por aproximadamente 53 profissionais terceirizados responsáveis pela limpeza de ETECs e FATECs de São Paulo. Sem receber salários e vale-refeição há mais de um mês, os trabalhadores enfrentam dificuldades causadas pela FC Clean, empresa que presta serviços em pelo menos dez unidades escolares.

Desde o início da crise, o SIEMACO-SP tem adotado medidas firmes em defesa dos colaboradores. No último dia 13 de novembro, o sindicato notificou as ETECs Efigênia e Carlos de Campos sobre os atrasos. Ontem (28 de novembro), também notificou a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, destacando a gravidade da situação e solicitando a formalização das notificações a todas as partes envolvidas.

clique aqui e veja a matéria da CBN na íntegra

ESCOLAS PARADAS E TRANSTORNOS PARA ESTUDANTES

A ausência de limpeza nas escolas gerou uma série de transtornos, incluindo o fechamento de banheiros e a interrupção de aulas presenciais. Algumas unidades foram obrigadas a migrar temporariamente para o ensino remoto. Para André Santos Filho, a situação reflete o descaso com os trabalhadores essenciais.

“Os trabalhadores que garantem o funcionamento básico das escolas estão sendo tratados com total desrespeito. Sem limpeza, não há como manter as aulas presenciais, e isso afeta não apenas os profissionais, mas também os alunos e a comunidade escolar como um todo”, declarou o presidente.

André também ressaltou os atrasos recorrentes praticados pela FC Clean. “Os meses de agosto e setembro também foram pagos fora do prazo. Esse padrão de atrasos é inaceitável, e o SIEMACO-SP está atuando para que todos os trabalhadores recebam seus direitos.”

AÇÃO LEGAL E APOIO AOS TRABALHADORES

O presidente do sindicato orienta os trabalhadores afetados a buscarem a entidade para iniciar medidas legais contra a FC Clean. “Estamos mobilizados e prontos para ingressar com ações judiciais para cobrar os salários, vale-refeição e todos os direitos que foram violados. Não vamos permitir que esses trabalhadores fiquem sem o que lhes é devido”, afirmou André Santos Filho.

A troca emergencial de empresas anunciada pelo Centro Paula Souza, responsável pela administração das ETECs e FATECs, não resolve a situação dos débitos com os trabalhadores. O SIEMACO-SP segue acompanhando o caso de perto para garantir que cada centavo devido seja pago. “O SIEMACO-SP não descansará até que todos os trabalhadores sejam devidamente ressarcidos. Nossa missão é proteger esses profissionais, que são a base para o funcionamento de tantas instituições públicas de ensino no estado de São Paulo. Vamos garantir que a justiça seja feita”, concluiu.

O sindicato reafirma seu compromisso em manter a defesa dos trabalhadores em todos os níveis e segue vigilante para evitar que casos como este se repitam. Trabalhadores que enfrentarem problemas semelhantes são orientados a entrar em contato com o SIEMACO-SP para receber suporte jurídico e social imediato.

*por Fabiano Polayna (MTb 48.458/SP)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *