SIEMACO-SP leva conscientização do Novembro Azul para as garagens da empresa Corpus na Zona Leste

 SIEMACO-SP leva conscientização do Novembro Azul para as garagens da empresa Corpus na Zona Leste

O SIEMACO São Paulo continua seu trabalho de conscientização do Novembro Azul, mês focado no autocuidado masculino e na prevenção ao câncer de próstata. Dessa vez o trabalho foi realizado na empresa Corpus Saneamento, responsável por parte da varrição na Zona Leste da capital, mais especificamente nas garagens Pesqueiro e Vila Mara, dias 12 e 13 de novembro, respectivamente. Com palestra da diretora Andrea Ferreira (Ferreirinha) nos dois locais, o foco era em manter um papo descontraído, para deixar os participantes a vontade, com o sindicato passando sua mensagem.

O evento foi organizado pela equipe de Transportes do SIEMACO-SP, coordenada pelo diretor Nilson Ferreira (Kbça), e levou informação para cerca de 120 varredores das duas garagens, desmistificando o exame do toque, fundamental para homens acima dos 45 anos, além de reforçar a importância de todos os exames preventivos obrigatórios. “O homem tem essa mania de não fazer exame, né? De deixar tudo pra quando já está mais grave. Ainda existe muito preconceito em torno do tema. Eu faço meus exames, estão todos em dia. Por que com saúde não se brinca, e uma decisão errada pode ser fatal”, disse Nilson Kbeça, que junto à sua equipe distribuiu brindes ao final de cada palestra, incentivando a participação dos trabalhadores.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que quase metade dos homens acima de 40 anos não costuma realizar consultas de rotina e só vão ao médico quando sentem alguma coisa. Entre os que utilizam o Sistema Único Saúde (SUS) a proporção sobe para 58%. “O Novembro Azul chega mais uma vez para lembrar sobre os riscos de uma das doenças mais graves que acontecem aos homens: o câncer de próstata, um assunto que ainda esbarra no preconceito e na falta de informação. E se a gente trata com leveza, mas mostrar os riscos, conseguimos impactar nossa categoria”, reforçou Ferreirinha.

Ainda de acordo com a SBU, esse tipo de câncer é uma das doenças urológicas que mais assustam, ao lado da impotência sexual. No entanto, um a cada sete homens tem medo de fazer o exame de toque retal. “Vamos, aos poucos, mudando essa realidade. Ser um Sindicato Cidadão, que leva qualidade de vida para nossos trabalhadores, é nossa filosofia”, completou Nilson Ferreira.

*Por Fábio Busian (MTB 81800)