SIEMACO-SP organiza eleição da CIPA na Linha3-Vermelha do Metrô, com 270 participantes
Reforçando a importância da Saúde e Segurança no Trabalho, a equipe de Transportes do SIEMACO São Paulo, coordenada pelo diretor Nilson Ferreira (Kbeça), participou, na última sexta-feira (8), da organização da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dos trabalhadores da Guima Conseco que fazer a limpeza da Linha3-Vermelha do Metrô.
A eleição ocorreu nos três turnos de trabalho, totalizando 270 pessoas na votação, com 17 candidatos ao cargo. “É um trabalho que exige atenção. São muitos votos, e também muitas dúvidas. Aproveitamos o momento para orientar nossa categoria, falar sobre direitos e mostrar o apoio do SIEMACO-SP”, explicou Nilson Ferreira.
Além da equipe de Transporte, outro trabalho da assessoria externa foi essencial para cobrir toda a eleição: a equipe Noturna, coordenada pelo diretor Danilo de Jesus. Focada no terceiro turno, essa novidade no SIEMACO-SP têm focado em aumentar a representatividade do sindicato, fazendo o turno das 18h às 23h. “Acompanhamos a eleição à noite, pegando toda a categoria que trabalha na linha Vermelha durante o terceiro turno. O presidente [Andre Santis Filho] nos deu essa missão, e estamos ajudando nesse novo trabalho”, explicou.
O mandato da comissão é de um ano. Serão cinco novos cipeiros, como são chamados os membros da CIPA, além de quatro suplentes, que ocupam os cargos do lá titulares caso um deles precise sair ou se afastar do cargo.
A estabilidade concedida por lei aos cipeiros eleitos é garantida por dois anos, abrangendo o período de mandato e o ano posterior, chamado de carência. Esse direito não visa beneficiar o cipeiro individualmente, mas é um instrumento essencial para assegurar sua liberdade na defesa dos interesses dos trabalhadores, sem risco de penalidades, como demissão pela empresa. O mandato é da categoria e deve ser usado em prol dela. É fundamental que os trabalhadores escolham cuidadosamente quem será eleito, visando que a estabilidade seja usada para o benefício coletivo, e não para interesses pessoais.
Aos novos cipeiros, cabe aresponsabilidade investigar, discutir e lutar contra as condições de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares. Todos os membros da CIPA têm estabilidade de dois anos, uma proteção para que atuem livremente na defesa dos trabalhadores, sem risco de demissão. O mandato pertence à categoria e deve ser usado para o bem coletivo. Por isso, é essencial escolher bem os eleitos, garantindo que usem a estabilidade em favor de todos e não para benefício próprio.
Confira o resultado da eleição
Cipeiros
- Ana Célia Ferreira da Silva | 47 votos
- Carla Marleide Conceição Nascimento | 45 votos
- Thiago Rodrigues Ananias | 28 votos
- Edna Pereira Franco | 12 votos
- Maria Isabel Virginio de Sousa | 9 votos
Suplentes
- Edneide Silva Cardoso | 8 votos
- Vania Perolina da Silva | 5 votos
- Marina Alves | 4 votos
- Simone Pereira de Souza | 4 votos
*Por Fábio Busian (MTB 81800)