Linha 1-Azul do Metrô volta a operar após alagamento causado por forte tempestade na última sexta-feira

 Linha 1-Azul do Metrô volta a operar após alagamento causado por forte tempestade na última sexta-feira

Foto: Fernando Frazão/Abr

A Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, que liga o Tucuruvi ao Jabaquara, voltou a funcionar nesta segunda-feira (27). O trecho entre as estações Tucuruvi, Parada Inglesa e Jardim São Paulo ficou fechado desde sexta-feira (24) devido ao alagamento causado pela forte chuva.

Estação Jardim São Paulo

Na sexta-feira (27) a estação Jardim São Paulo foi tomada pela água, atingindo trilhos e áreas internas. Passageiros precisaram subir em corrimãos e se segurar nas grades para escapar da enxurrada que invadiu escadas e rampas. O reflexo em cadeia nas outras estações de metrô foi inovitável. A estação Sé, por exemplo, ficou completamente lotada após a forte chuva que alagou vários bairros da cidade.

Plataforma da estação Sé do metrô completamente lotada após a tempestade de sexta-feira (24). Foto: Paulo Pinto/ABr

Trabalho de limpeza

Segundo o Metrô, a circulação dos trens foi retomada às 23h de domingo (26), após um mutirão de 200 trabalhadores, entre eles muitos profissionais terceirizados do asseio e conservação, que atuaram incasalvelmente desde a noite de sexta-feira. A força-tarefa fez a drenagem da água, limpeza da estação e recuperação dos sistemas elétricos e eletrônicos.

Obras e manutenção

Ainda segundo o Metrô, um muro de acesso que cedeu com a força da água foi isolado e reforçado, os trilhos foram lavados e os sistemas elétricos, de sinalização e de controle, foram revisados para garantir a segurança da operação. Elevadores da estação seguem inoperantes e passarão por manutenção para troca de peças danificadas pelo alagamento.

*Com informações da Agência Brasil, editadas por Alexandre de Paulo (Mtb – 53.112-SP). Foto: Fernando Frazão/ABr