SIEMACO-SP participa de programa internacional de formação sindical

 SIEMACO-SP participa de programa internacional de formação sindical

O SIEMACO São Paulo deu início, na última quinta-feira (13), à sua participação no programa de formação Fundamentos Básicos do Sindicalismo é Poder (Organizing for Power – O4P). A iniciativa, voltada para a capacitação de novas lideranças sindicais, é organizada pela Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria conjunta, utilizando os conceitos da estrategista e organizadora sindical norte-americana Jane McAlevey. O curso, de abrangência global, ocorre simultaneamente em diversos países, contando com o apoio da UNI Américas e da CONASCON no Brasil.

Com uma turma de 20 participantes, o SIEMACO-SP marca presença no treinamento, que será ministrado ao longo de seis quintas-feiras consecutivas, entre 13 de fevereiro e 20 de março de 2025. O professor William Santos atua como facilitador da capacitação, cujo objetivo central é desenvolver lideranças sindicais e fortalecer a consciência sobre o papel do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores e no impacto social mais amplo.

Na primeira aula, os participantes foram apresentados aos tópicos principais do curso, com destaque para os princípios de identificação orgânica de lideranças em uma instituição. A metodologia inclui exercícios teóricos e discussão dos resultados em grupo, promovendo um debate sobre o entendimento de cada aluno a respeito do tema. “Logo após o término fizemos um debate sobre a compreensão de cada um sobre o assunto”, afirmou o professor William Santos.

A diretora do SIEMACO-SP, Andrea Ferreira, sindicalista e assistente social, também participa da capacitação e destaca a relevância do programa. “A formação nos proporciona ferramentas valiosas para fortalecer nossa atuação sindical e garantir que os trabalhadores tenham uma representação mais ativa e eficiente. Essa troca de experiências com outras lideranças é essencial para ampliar nossa visão e aprimorar nossas estratégias”, ressaltou Andrea.

Para Moacyr Pereira, presidente da CONASCON, a participação no programa representa um importante passo para a ampliação da adesão dos trabalhadores aos sindicatos e a qualificação das estratégias de organização sindical. “Os cursos oferecidos pela Fundação Rosa Luxemburgo, com apoio da UNI Global Union, têm o objetivo de fornecer ferramentas eficazes para fortalecer a representação sindical e unificar as ações em prol dos trabalhadores”, afirmou.

A Fundação Rosa Luxemburgo, sediada na Alemanha, é uma instituição sem fins lucrativos ligada ao partido Die Linke (A Esquerda). Desde sua fundação em 1990, a entidade atua na promoção da formação política e da crítica social, com foco em movimentos trabalhistas, feministas, antirracistas e antifascistas.

Jane McAlevey, uma das idealizadoras do O4P, deixou um legado significativo para o movimento sindical internacional. Pesquisadora sênior de políticas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, comentarista e educadora, atuou como correspondente de greves da revista The Nation e estrategista de campanhas. Faleceu em 8 de julho de 2024, aos 59 anos, vítima de mieloma múltiplo.

Com a participação no Organizing for Power, o SIEMACO-SP reforça seu compromisso com a capacitação de seus membros e dirigentes, na busca por estratégias inovadoras que garantam a efetivação dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento do movimento sindical no Brasil.

*Por Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP), texto e fotos