Mais de 100 trabalhadoras participam de evento no SIEMACO-SP sobre as conquistas e desafios das mulheres no Brasil

 Mais de 100 trabalhadoras participam de evento no SIEMACO-SP sobre as conquistas e desafios das mulheres no Brasil

Tchaka Drag Queen e Valéria Campinas animaram e trouxeram informações relevantes para um auditório repleto de mulheres – Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

SORORIDADE. De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), a palavra significa um sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero. E esse foi o tema central do evento “Poder feminino: conquistas e desafios”, em alusão ao Mês da Mulher. Realizado na manhã desta sexta-feira (21), no auditório do SIEMACO São Paulo, a comemoração contou com a presença de trabalhadoras das categorias representadas pelo sindicato.

Cerca de 100 mulheres foram recebidas com um café da manhã, onde puderam confraternizar e dialogar. Em seguida, todas ganharam uma sacolinha com um par de brincos e um Pingo de Luz de presente. No auditório, foram recepcionadas pela apresentadora Tchaka Drag Queen, que fez as participantes dançarem, rirem e refletirem sobre a importância da união feminina e do apoio mútuo.

Na abertura, a secretária-geral do SIEMACO-SP, Márcia Adão, agradeceu às mulheres presentes e reforçou o compromisso do sindicato com as causas femininas. “Obrigada a todas vocês que encheram este auditório. Estamos aqui comemorando o Dia da Mulher, que, na verdade, é todo dia, pois a nossa luta por igualdade não para. E estarmos aqui, juntas, reforça nossa união”, disse.

O diretor Elmo Nicacio (Lagoa) falou em nome do presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, que não pôde estar presente. “Em nome do presidente André, agradeço a vinda de vocês, trabalhadoras. Na minha casa, minha mãe sempre me ensinou o valor do respeito e da igualdade, e é isso que luto e defendo diariamente. Tenho uma filha, que amo, e sei da importância de termos espaços como este para debatermos temas relevantes”, discursou.

As diretoras Daniela Sousa, Maria Aparecida Silva, Silvana Souza, Andrea Ferreira, Zélia Soares e Roselena Santana também estavam na plateia prestigiando o evento, além dos diretores Fábio Cruz, Wagner Antonelli, Danilo de Jesus, Roberval Soares e Reimon Nascimento.

Consciência dos direitos da mulher

Após a apresentação da Tchaka e do bate-papo com a diretoria, a psicóloga Valéria Campinas teve uma conversa descontraída com as trabalhadoras sobre os direitos das mulheres, as leis que as protegem de abusos e a importância do empoderamento feminino.

Valéria, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre pela USP e doutora pela UNIFESP, deixou um recado para as presentes: aproveitem mais a vida. “Vai para a colônia de férias? Leve uma amiga, curta um pouco. Deixe seu marido cuidando dos filhos e tire férias. Às vezes, precisamos do nosso tempo”, sugeriu.

Ao final do evento, muita música, dança e um espírito de união tomaram conta do auditório, com todas as convidadas participando de sorteios de brindes e estadias gratuitas nas colônias de férias do SIEMACO-SP. “É uma forma de retribuir o tanto que essas mulheres trabalham e de mostrar que elas não estão sozinhas. Saímos felizes e satisfeitas com o resultado”, afirmou a diretora Daniela Sousa.

*Por Fábio Busian (MTB 81800/SP); Fotos: Alexandre de Paulo (MTB 53112/SP)