SIEMACO-SP fiscaliza empresas de Limpeza Urbana para garantir segurança dos trabalhadores quanto à NR-38

O SIEMACO São Paulo intensificou, no mês passado, a fiscalização em empresas de Limpeza Urbana da capital paulista, com o objetivo de verificar o cumprimento da Norma Regulamentadora 38, a NR-38, de segurança no setor. A ação foi conduzida pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do sindicato, sob a responsabilidade do técnico de segurança Gabriel Amadeu, com apoio das equipes de base.
As vistorias ocorreram em nove empresas, que atuam na coleta, varrição e manutenção de áreas verdes na cidade. A iniciativa é uma continuidade da ação promovida em 2023, também registrada no site do SIEMACO-SP, e busca assegurar que os protocolos de segurança sejam respeitados no ambiente de trabalho, protegendo profissionais que exercem funções essenciais para o funcionamento da cidade.
De acordo com Gabriel Amadeu, houve avanço na adequação das empresas às exigências legais. “As companhias estão mais alinhadas com o que determinam a NR-38. Em geral, observamos um bom nível de conformidade”, afirmou.
Das empresas visitadas, cinco atuam com varrição, duas com coleta domiciliar e duas com áreas verdes. Apenas uma das programadas não pôde ser inspecionada, a EcoSampa, por incompatibilidade de agenda. As empresas visitadas foram: Locat, Sustentare, Corpus, Ecoss Ambiental, LimpaSP, Loga, Ecourbis, Potenza e Demax.
Entre os principais pontos observados, dois ainda geram desafios operacionais. Um deles é o uso obrigatório de calçados com biqueira de composite nas equipes de coleta domiciliar, cuja exigência teve o prazo de implementação adiado por um ano. Outro é o cumprimento da velocidade máxima de 10 km/h para os caminhões que utilizam plataforma – exigência considerada difícil de manter, especialmente em terrenos inclinados ou sob chuva, mesmo com uso de sistemas de GPS.
As empresas responsáveis pelas áreas verdes, Potenza e Demax, foram avaliadas como praticamente em total conformidade com as normas. “As adequações necessárias eram pontuais. De modo geral, estão bem alinhadas com as exigências de segurança”, afirmou Gabriel.
O SIEMACO-SP reforça que continuará promovendo fiscalizações periódicas, com o compromisso de zelar pela integridade e saúde dos trabalhadores da Limpeza Urbana da cidade de São Paulo.
*Por Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP); Fotos: Assessoria de Base/SIEMACO/SP








