Gestão de resíduos de São Paulo é documentada em livro

 Gestão de resíduos de São Paulo é documentada em livro

Testemunhas oculares da evolução na gestão dos resíduos sólidos na capital paulista, o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, e o diretor Elmo Nicácio- o Lagoa, que trabalhou na coleta- participaram do lançamento do livro São Paulo – Gestão de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana para 12 milhões de pessoas, na sexta-feira, dia primeiro de julho. O local da cerimônia não poderia ser mais oportuno: o salão de eventos do Mercado Municipal de São Paulo, onde toneladas de alimentos são comercializadas e parte deles descartados diariamente. Não apenas no Mercadão, como na mais importante região de comércio cerealista do Estado.

O secretário de Serviços, Alberto Serra, e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo, empresários do segmento da Limpeza Urbana e trabalhadores estiveram presentes. A publicação, patrocinada pelas empresas Ecourbis, Inova, Loga e Soma documenta a realidade da coleta, destinação e tratamento do lixo no contexto do século 21.

Além de mostrar a evolução na econômica na gestão dos resíduos sólidos, o livro homenageia através de fatos e fotos os trabalhadores da Limpeza Urbana.Um batalhão de 16 mil profissionais que, diariamente, estão envolvidos numa atividade que garante a saúde de 12 milhões de pessoas.

Representando a categoria, cinco deles foram homenageados, presencialmente, São eles: Antonio Urbano Marques da Silva, da Loga (Cidadão Zelador); Ionilton Araújo (Projeto Varre Vila). Reagan Muki Malio (Categoria Meio Ambiente e Direitos Humanos); Ivanildo Dias de Souza, da Ecourbis (Esportista Cidadão) e Dulce Alves de Andrade (gestão de Reciclagem).

“Temos de ter a consciência de que todos somos geradores de resíduos, daí a importância da educação ambiental para que os desafios que se impõem aos gestores das cidades sejam cada vez mais minizados”, disse Brandão Figueiredo, presidente da Amlurb. Alberto Serra completou: transformar resíduos em algo que pode ser reaproveitado é a palavra-chave daqui para frente.