As oportunidades que apenas as mudanças proporcionam

 As oportunidades que apenas as mudanças proporcionam

No mundo corporativo, uma máxima incorporada diz que ninguém mexe com que está quieto. Está errado quem pensa assim, pois a zona de conforto nunca foi tão desconfortável…

“Quem muda pode errar, mas quem não muda já errou” foi o tema do treinamento oferecido para a equipe administrativa da empresa Brasanitas, em meados de agosto, pelo Siemaco em Gestão. Um assunto que provocou muito debate durante as quatro horas de curso, numa imersão que gerou reflexão e novos valores.

“Comportamentos geram resultados e muitas vezes são mais impactantes do que o QI (quociente de inteligência), ressaltou a consultora do Siemaco, a psicóloga especializada em gestão de pessoas, Madalena Marques. “O nosso comportamento define a eficácia das nossas ações”, explicou, garantindo que  mesmo pequenas alterações nas nossas atitudes podem gerar impactos positivos na vida pessoal e profissional.

Segundo ela, 80% dos resultados dependem: da forma como um profissional se comporta. Por isso, é preciso identificar os pontos fracos, com destaque para hábitos como a postergação (deixar tudo para depois), introversão (timidez ou dificuldade de se relacionar com o outro) e impulsividade (quando não conseguir os controlar as nossas atitudes).

Mudar é preciso e possível

Madalena ensinou técnicas que viabilizam mudanças  de hábitos arraigados, mas advertiu ser preciso combater diariamente atitudes autosabotadoras como repetir inconscientemente a frase “eu não consigo”. Orientou que para mudar é preciso identificar os comportamentos negativos, treinar comandos de autocontrole e praticar.

“Na dúvida, antes de agir conte até seis, pausadamente”, aconselhou, garantindo que os padrões de resposta são melhores após seis segundos de reflexão. “Quando controlamos a situação assumimos o controle e levamos vantagem”, garantiu.

Ressaltando que “o mundo nos trata como nos mostramos”,a psicóloga orientou que ninguém precisa mudar a própria personalidade, porém fazer pequenos ajustes comportamentais. “Seja o protagonista da sua mudança para não se tornar o expectador da sua vida“, aconselhou.

Proatividade que garantiu a oportunidade

Elaine Bertunes B Mendes trabalhava como barista (especialista que prepara cafés) num supermercado próximo à sede da Brasanitas quando foi convidada por um cliente, gerente da empresa, para ser recepcionista, há sete anos. Ela contou que apesar de ter sido orientada a servir os biscoitos que acompanham o cafezinho apenas quando o alimento fosse solicitado, ela fazia questão de incluí-lo.

A atitude e gentileza abriram portas para Elaine, que cresceu na empresa. “A mudança é a gente quem faz”, garantiu.

Na sabedoria de seus 16 anos, o Jovem Aprendiz Luis Henrique Xavier busca na figura paterna a inspiração. Órfão desde os nove anos, ele não se esqueceu das lições aprendidas com o pai, então pastor evangélico. “Ele queria que eu estudasse, me formasse na faculdade e estou me esforçando para isso. Com a benção de Deus vou conquistar os meus objetivos”, afirmou ciente de que o pai se orgulharia dele.

Parceria Brasanitas-Siemaco

Gisele Silva, do Departamento de Recursos Humanos da Brasanitas, enfatizou a importância da aproximação entre o sindicato e empresa. Os cursos e treinamentos, segundo ela, têm motivado as equipes e gerado mudanças positivas na rotina e trabalho.

A diretora Silvana Souza destaca que o sindicato oferece uma ampla grade de temas, mas são os trabalhadores quem decidem o que será abordado, a partir das necessidades pontuais. Principalmente, que beneficiar e devolver o investimento que os trabalhadores têm ao contribuir com o sindicato.

Atenção aos comportamentos negativos:

– mania de reclamar, falar alto, próximo demais, interromper ou tocar no interlocutor;

– fofoca, uso inadequado do celular e redes sociais no ambiente de trabalho.

Dicas preciosas:

– avalie a própria postura, voz e expressões faciais;

– observe e inspire-se em pessoas/personalidades que você admira;

– peça feedbacks. A opinião dos outros podem ser fundamentais para o autoconhecimento e crescimento pessoal e profissional.

– seja humilde para aceitar os problemas, e nobre para saber que não há limites para quem quer crescer.