Siemaco em Gestão ensina os caminhos para as empresas recuperarem os créditos

 Siemaco em Gestão ensina os caminhos para as empresas recuperarem os créditos

Mais uma vez, os especialistas em Recursos Humanos das categorias  representadas pelo sindicato foram convidados a participar de uma atividade, na sede do Siemaco.  Na quarta-feira, dia 31, o tema foi mais do que oportuno para incrementar os caixas das empresas: Apuração e Recuperação de Créditos (com foco na Folha de Pagamento).

O advogado Fábio João Rodrigues, especialista em relações trabalhistas e sindicais, alertou que é preciso entender o assunto, pois milhões de reais estão envolvidos. Abriu o treinamento falando em tributos e aos poucos explicou sobre direitos “Nós pagamos tributos e não sabemos o quê. Há muito dinheiro represado. Tem empresa perdendo recursos sem ir atrás, provocou.

As contribuições sociais, explicou, são destinadas a um fim específico. As cobranças indevidas associadas à folha de pagamento, por exemplo, podem –e devem- -ser ressarcidas.

Na sequência, deu o passo a passo dos “caminhos das pedras. Ou melhor, como conseguir de volta o dinheiro pago indevidamente.

Didaticamente, explicou como reduzir a carga tributária e identificar créditos previdenciários, decorrentes a aviso prévio indenizado, 1/3 de férias, atestados médicos (15 dias), FGTS, salário maternidade etc.  “É preciso checar o que foi pago a maior e o que pode ser”, orientou.

Segundo a Instrução Normatiza RFB no 1.300/2012, artigo 83., quando houver o direito, “o crédito será restituído ou compensado com o acréscimo de juros Selic para títulos federais, acumulados mensalmente, com termo inicial n mês subseqüente ao do pagamento e de juros de um por cento no mês em que a quantia for disponibilizada ao sujeito passivo ou for efetivada a compensação na GFIP.

Às equipes de 23 empresas, além dos Siemacos ABC e Guarulhos, o Dr. Fábio aconselhou: levem essas informações às suas diretorias. “Quanto maior o número de empregados,maiores serão os créditos a receber. Estamos falando em milhões de reais acumulados nos últimos cinco anos”, enfatizou.

Para Ronaldo Fernandes de Moraes, da Codep, os cursos oferecidos pelo sindicato são certeza de aprendizado e reciclagem. Ele contou que já participou de três, e quer mais. Da Socican vieram cinco profissionais: Edna, Julião, Henrique, Rodrigo e Wellington. Todos enfatizaram que os cursos ministrados pelo sindicato tornaram-se referência.

Apesar de ter um quadro de funcionários pequeno, com apenas 18 trabalhadores, o presidente do Siemaco Guarulhos, Nivaldo Candido da Costa, salientou que também costuma prestigiar os cursos oferecidos. “Para mim, o tema de hoje foi novidade. Vou analisar”, garantiu.

Contribuição assistencial

A diretora Silvana Souza, aproveitando à temática, fez questão de falar que os cursos disponibilizados pelo sindicato  são custeados com a contribuição assistencial.  “É a nossa forma de reverter o investimento”, ressaltou. “O Siemaco é o sindicato de vocês. Usem e abusem”, convidou.

O doutor Fábio complementou dando o seguinte testemunho: vivemos numa sociedade individualista e o sindicato é uma associação que deve ser valorizada, pois lutam pelo direito coletivo. Defendendo a contribuição assistencial e o trabalho desenvolvimento pelo Siemaco, ele argumentou, taxativo: eu não colocaria a minha imagem em risco me associando a uma entidade em que não acredito”, finalizou.