Contar com o sindicato no local de trabalho é uma conquista e direito do trabalhador
A equipe sindical chegou cedo, às sete horas do sábado (22), pois era o dia ideal, mais tranquilo, para que a equipe da empresa Santa Clara pudesse se reunir para ouvir à palestra preparada pelos assessores que atuam nos condomínios. Durante as três horas e meia de conversa a aproximação aconteceu naturalmente e o resultado foi mais do que positivo: a conquista da confiança.
Com o apoio da encarregada Ivani e das supervisoras Marlene e Neide, os trabalhadores locados no Condomínio Antonio Alves Ferreira Guedes, localizado na Avenida Faria Lima, sentiram-se à vontade para questionar e tirar todas as dúvidas sobre direitos e deveres. Principalmente, sobre a ação do Siemaco.
Conhecer para endossar
Acompanhados do coordenador José do Carmo, os assessores André, Cauê e Iranildo não deixaram passar uma pergunta sem resposta, uma dúvida sem orientação. “Foi uma manhã muito boa e produtiva. Além de orientar os trabalhadores sobre direitos e deveres falamos sobre as ações sindicais, o porquê da sindicalização e os benefícios estendidos aos dependentes”, contou Iranildo.
A resposta foi tão satisfatória que 19 trabalhadores fizeram questão se associar, assinando na hora a proposta de sindicalização. A encarregada Ivani, que é sócia do sindicato, deu o seu testemunho e aproveitou para esclarecer sobre as normas e condutas da empresa.
Iranildo salientou a importância do apoio das líderes para somar ao trabalho realizado pelo sindicato em prol dos trabalhadores. Ele fez questão de agradecer a Ivani, Marlene e Neide, que abriram as portas para o sindicato, numa parceria positiva.
A manhã terminou num café da manhã, oferecido pela empresa. Depois, o pessoal que havia trabalhado no período noturno foi para casa descansar e a equipe do dia foi para a labuta.