Condomínio residencial abre as suas portas para o Siemaco falar sobre câncer de mama

 Condomínio residencial abre as suas portas para o Siemaco falar sobre câncer de mama

Os trabalhadores representados pelo Siemaco estão em todos os lugares. Nos condomínios residenciais, eles são ainda mais exigidos, pois a segurança é redobrada e o trabalho tem de ser executado de forma impecável, pois envolve famílias. 

Por solicitação do Siemaco e da empresária Valmíria Perassolli, o Condomínio Jardim Leopoldina permitiu que a equipe de funcionários da franquia Jani King assistisse à palestra “Vamos Falar Sobre Câncer” no local de trabalho. A diretora sindical, Andrea Ferreira, falou aos trabalhadores no cinema privativo, recebendo colegas do prédio vizinho onde a franquia também presta serviços, além de moradores e até babás acompanhadas pelos seus bebês.

A diretora do Siemaco Karine Karen abriu o trabalho, salientando a importância do mês rosa, que “planta sementinhas no combate à praga do câncer”. Também contou um pouco sobre as ações realizadas pelo sindicato. “Vocês sobre representados por nós, que fazemos muito por vocês.”

A palestrante Andrea Ferreira, também diretora do Siemaco, contou um pouco da sua trajetória e da colega Karine como profissionais da categoria: auxiliares de limpeza. Com o trabalho duro e o apoio do sindicato, elas estudaram (Andrea é assistente-social e Karine advogada) e tornaram-se parte da equipe sindical.

“Vamos nos tornar cata-nódulos”, convidou durante o bate-papo,quando ensinou a importância do autoconhecimento, como fazê-lo, da confirmação diagnóstica pelo médico e do controle emocional na batalha durante o tratamento da doença, caso o câncer de mama seja confirmado. Depois convocou todos a compartilharem as informações com os amigos, colegas e familiares.

Sindicato e empresa juntos na luta pela conscientização contra o câncer de mama

A ideia da palestra surgiu após conversa com os assessores sindicais Edelson e Iranildo, contou a Valmíria, que fez questão de associar a marca da sua franquia à do sindicato, nas camisetas da campanha de conscientização contra o câncer de mama. “Infelizmente, por questões de contrato, não pudemos trazer todos os funcionários”, justificou a empresária que pretende uma aproximação estreita com o Siemaco.

“É preciso ter um olhar social, pois as nossas trabalhadoras são carentes de informações e vivem em situação de vulnerabilidade”, afirmou. Ressaltou, depois que as ações sindicais, principalmente através de informação como a palestra Vamos Falar Sobre Câncer, é uma forma de o sindicato devolver o investimento que os profissionais fazem, através da contribuição assistencial.

A supervisora Valdirene Rezende elogiou a ação sindical, salientando que o trabalho em condomínios residenciais é muito criterioso e requer equipes treinadas e capacitadas. Aos 59 anos, a auxiliar e limpeza Maria Monica Santiago Rufino estava atenta.

Ela contou que trabalha na limpeza há 30 anos e teve de entrar para o mercado formal depois que o marido a abandonou com as três filhas.  “Eu e Deus”. Há um ano e dois meses limpando condomínios, antes ela trabalhava na limpeza hospitalar. “É muito gratificantes estar aqui, hoje, assistindo essa palestra. Nem toda a empresa dá essa oportunidade para os seus funcionários”, salientou.

Sua colega, a controladora de acesso Rosemary Freitas está na categoria há cinco anos e aprovou a iniciativa do sindicato. “É um tema importante. Muitas pessoas ainda tem vergonha de falar a respeito e realizar os exames”, testemunhou.

Antonia Gomes Sousa, de 80 anos, era convidada muito especial. Ela está visitando a filha, moradora do condomínio, e fez questão de aceitar ao convite, ao lado da funcionária Ivone.

A idosa não sabia, mas aprendeu que homens também têm câncer de ama. Garantiu que irá partilhar as informações com os sete filhos, netos e quatro bisnetos. “Estou mais sabida”, finalizou