Siemaco garante os melhores candidatos às vagas
Num país que soma mais de 12 milhões de empregados encontrar um emprego -ou o funcionário ideal- não é tarefa fácil. Por isso, o sindicato tem se tornado um porto seguro para candidatos e empresas. A Central de Vagas do Siemaco presta um serviço gratuíto ao divulgar oportunidades, cadastrar currículos e aproximar o trabalhador em situação de desemprego das empresas que estão contratando.
Na quinta-feria (12), mais uma vez o processo seletivo aconteceu em pleno sindicato. O coordenador de Recursos Humanos da empresa CBPS, Ricardo Anderson, entrevistou 13 candidatos ao cargo de porteiro para ocupar as sete vagas oferecidas.
“Eu não procuro candidatos em outro lugar, apenas no Siemaco, pois aqui eu encontro profissionais com qualificação”, testemunhou RIcardo. “Eu firmei uma parceria sólida com a Central de Vagas”, salientou
A tarefa não foi fácil, pois a experiência dos candidatos surpreendeu. Cada um com uma história de vida e apreensivos para voltar ao mercado formal de trabalho.
Com mais de uma década de experiência na função, Willians da Silva Almeida está desempregado há um ano. “É a crise”, tenta explicar. Wagner Luis está fora do mercado há apenas três meses, mas pondera: é muito tempo!
Dentre os porteiros, chamou a atenção para três metalúrgicos, que não conseguem recolocação na área e buscam oportunidade na área do Asseio e Conservação. A palavra “deseperero” era associada à “esperança”, num isto de emoções.
Moisés B da Mata quer voltar a estudar. Ele interrompeu o curso de direito devido ao desemprego. Citando Henry Ford, executivo norte-americano que criou a chamada “Produção em Série” na indústria, ele sabe que experiência e capacitação são fundamentais para se destacar entre os concorrentes.
À frente da Central de Vagas, Lígia de Oliveira Cruz convida empresas a firmarem parcerias com o sindicato e os trabalhadores a se cadastrarem. “A intenção é fazer a interface entre as empresas, que buscam profissionais aos candidatos. Divulgamos as vagas, cadastramos currículos e contatamos os trabalhadores ideais às vagas, numa seleção prévia”, explicou. O Siemaco também oferece espaço para as entrevistas, para facilitar a vida do trabalhador, que já conhece bem o local e se sente mais confortável no sindicato.