Famílias desfrutam lazer durante confraternização de trabalhadores da Limpeza Urbana

 Famílias desfrutam lazer durante confraternização de trabalhadores da Limpeza Urbana

O outono deu o clima da festa que reuniu quase mil pessoas do domingo (2), num clube de campo em Cotia. Realizada através de uma parceria firmada entre o Siemaco e a empresa Soma, os profissionais locados nos setores da região Leste e Ipiranga reuniram as suas famílias, celebrando o trabalho.

O dia começou frio e chuvoso, mas aos poucos o tempo se abriu e todos puderam desfrutar do lugar, repleto de atrações como piscina, lago com pedalinho, campo de futebol, parque infantil, bosque e muito mais. Os organizadores capricharam na recepção e na comida caseira, de qualidade. A equipe sindical trabalhou unida proporcionando diversão com segurança.

Gerações formando colegas de trabalho

Além do coleguismo, chamou à atenção o clima de fraternidade. Famílias inteiras compareceram à festa, numa oportunidade rara de lazer que reuniu avós, pais, filhos, tios, netos e amigos.

Eram pouco mais de sete horas e Alexandre da Silva, ajudante de serviços gerais (Mooca) tomava café com a esposa Raquel e os filhos Izabel e Lucas, de sete e três anos. “É a primeira vez que eu venho numa festa do Siemaco. É muito bom”, disse, contando que as crianças acordaram às quatro da manhã sem reclamar.

A varredora Cristiane Fagundes levou oito convidados. Orgulhosa ao lado do marido José Odair (varredor da Inova) e das filhas de 13 e sete anos, Cristiane e Hellen, ela afirmou a dedicação, responsabilidade e orgulho pelo trabalho de limpar ruas da cidade. Para chegar, vindos de Franco da Rocha, eles pegaram trem e ônibus. Acordado às três da manhã e estavam animados pelo domingo especial.

Orgulho também demonstraram mãe e filho: Andrea Aparecida de Moraes, 36 anos e Sidney Murilo Pereira Lima, 21. Ela é varredora e ele ajudante de serviços diversos, no alojamento Ipiranga. “Desde pequeno ele dizia que queria trabalhar comigo, na Limpeza Urbana, contou a mãe enquanto ele completou: eu sempre pedi a ela. O jovem trabalhador posou para fotos ao lado da esposa, filha, primos, cunhados, mãe e da avó, Dona Izildinha.

“Eu também quero participar da Limpeza Urbana, disse a vovó, residente no bairro de Perus. Com a experiência de quem já trabalhou em frentes de trabalho e ganha o pão de cada dia como diarista, ela disse que tentou uma vez, mas ficou tão nervosa que teve um pico de hipertensão durante a entrevista de emprego. Aos 57 anos, ela garante que poderia ajudar muito na limpeza da cidade, com esforço, dedicação e experiência.

Dança e carinho

A festa nem havia começado e a família de dançarinos chamava à atenção de todos. Os irmãos Felipe e Tiago, filhos do auxiliar de serviços diversos Pedro Roberto de Araujo, por via das dúvidas, levaram o próprio equipamento de som.

“Eu trouxe nove convidados, pois é a primeira vez que reunimos a família numa festa do sindicato”, contou Pedro, que é sócio do sindicato há nove anos, desde que começou a trabalhar na limpeza urbana.. Lamentou apenas que um dos filhos, que é segurança, estava de plantão.  Alegre e generoso, ele contou que apenas o caçula, que pretende ser jogador de futebol, é filho legítimo, pois os outros dois são adotivos.Mais do que sangue, são os laços do amor que os une, garantiu, estendendo elogios para a família inteira. 

Entre tantos exemplos, Valdemir Augusto da Silva, 28 anos, que trabalha no Ecoponto, destacava-se pelo cuidado e carinho com a família.  “Hoje é o dia deles se divertirem”, disse. Por isso não entrou na piscina, deixando a esposa Maiara curtir a piscina com os filhos maiores, Gustavo e Sofia, de respectivamente 3 anos e meio e 1 ano e cinco meses, enquanto cuidava de Nicolas, de dois meses. Apenas na hora da amamentação entregava o bebê aos cuidados materno.

Trabalho cidadão

Representando a Soma, a supervisora responsável pela administraçao de pessoal, Viviane Cristina Rocha de Paula, contou que a parceria entre a empresa e o Siemaco se fortalece ao longo dos anos, garantindo resultados para todos. “NInguém melhor do que o sindicato para conhecer as necessidas dos trabalhadores, por isso tudo o que vier para agregar à qualidade de vida das nossas equipes nós iremos apoiar”. garantiu.

“Desde 2011 todos os eventos do Siemaco são realizados em conjunto com a Soma”, completou o diretor sindical Nilson Ferreira, o Kbeça. Segundo ele,  “Siemaco e Soma juntos são nota mil, pois formam empresa e sindicato cidadão”.

Os amigos Danilo, Daniel e Bruno, auxiliares de serviços diversos lamentaram a ausência de alguns de seus colegas, do Alojamento Guaianazes. Eles pediram que o sindicato mostre a sua força na defesa dos direitos dos trabalhadores, sempre,

O presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, que fez questão de estar presente, ressaltou a participação do sindicato no dia a dia dos trabalhadores. “Agradece-o a confiança e presença dos trabalhadores, que trouxeram as suas famílias, parceria empresa e dedicação da equipe sindical. “Muito obrigada a todos!, finalizou.