Técnicas se aprendem, liderança se conquista

 Técnicas se aprendem, liderança se conquista

Tem gente que gosta de mandar, e pessoas que precisam provar que mandam. Alguns têm uma liderança natural, outros souberam desenvolver essa habilidade. Que líder você quer ser? Temido ou respeitado?

O líder coach é aquele que conhece, treina, orienta, valoriza, estimula e recompensa os seus liderados. Um profissional que assume papel de protagonista em suas atividades e conquista os resultados esperados através da cooperação mútua.

Para debater mais sobre uma temática que pode alterar para melhor a dinâmica nas instituições e empresas, o Siemaco em Gestão convidou a especialista em desenvolvimento de carreiras, Madalena Marques, para ministrar o curso “Seja um líder melhor, seja um líder coach!” O primeiro dos cinco encontros aconteceu na sexta-feira (7), no auditório do sindicato, reunindo aproximadamente 90 pessoas, inclusive profissionais de 13 empresas.

Responsabilidade compartilhada

É consenso que o melhor trabalho é realizado em equipe e que das relações no trabalho, dependendo de quem ocupa os cargos de liderança, são geradas atitudes positivas ou não. De acordo com a Madalena, o líder coach possui uma visão global sem perder o foco no que interessa. Também direciona o trabalho, partilhando responsabilidade com a sua equipe.

“O líder coach consegue extrair o melhor de cada um dos seus colaboradores”, observa a psicóloga. Reconhecido pela capacidade natural de influenciar, contribuir, apresentar soluções, ele gera o engajamento, evolução e resultados.  

Madalena garante que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas. Adverte existir uma única condição: o líder coach tem de ser uma pessoa do Bem, que se interessa verdadeiramente pelo outro. Também sabe quando um profissional deve ser afastado.

Ciente de que nem tudo é fácil num ambiente corporativo, ela levou os convidados a refletirem sobre quais as marcas todos querem deixar. Ou como eles querem ser lembrados pelos colegas no futuro…

Competente e dotado de autoconhecimento, o líder coach consegue transformar episódios ruins em construtivos. É presente na vida dos seus colaboradores, escutando e oferecendo orientações oportunas e construtivas.

Feedback é diferente de feedbaque e, necessariamente, é dado de forma privativa e individual. O líder coach nunca expõe um membro da sua equipe”, salientou.

A habilidade porém não deve estar restrita aos cargos de chefia, sugere Madalena. Trabalhar com um colega que sabe liderar e ser coach é uma oportunidade que todos devemos aproveitar.

Aprendendo a ser um líder melhor

A primeira aula do curso mexeu com o casal Viviane Banoni e Magno José Batista. Ambos disseram que vão repensar não apenas as suas atitudes, mas as carreiras. O Grupo de colegas da Tejofran, Bruno de Sousa, Roseli Figueiroa e Miriã Sousa Batista fizeram uma avaliação positiva, garantiram que vão aplicar e partilhar as informações aprendidas com os colegas e já confirmaram presença nos próximos encontros.

A auxiliar de limpeza Alda Alves de Sousa participou do curso por acaso. Depois de trabalhar a noite toda na estação São Joaquim do Metrô, ela iria integrar a turma de um curso de portaria, no sindicato, mas errou o horário. “Eu vi que as pessoas estavam vindo para cá e vim também… Foi Deus quem me trouxe aqui”, afirmou.

“Não existe acaso, não é mesmo?”, perguntou. Garantiu que tudo o que ela escutou durante a aula mudou a maneira como ela vê a vida profissional. “Aprendi tudo o que eu queria saber, que eu sou capaz e vou buscar os meus objetivos”, disse garantindo que não perderá por nada o segundo módulo do curso, que será ministrado no dia nove de junho e apresentará as ferramentas de um processo de coaching.

Relação de transparência

Ao receber os convidados, a diretora Silvana Souza ressaltou que o curso de coach está sendo realizado atendendo aos pedidos dos trabalhadores da área de gestão das empresas dos segmentos representados pelo Siemaco. De forma transparente, ela apresentou os números relativos aos eventos realizados no ano passado.

Ao todo foram ministrados 22 cursos e workshops (no sindicato e in company), direcionados à 1215 trabalhadores (sindicalizados ou não), envolvendo 143 empresas. Também realizado um torneio de futebol.  Justificou, entretanto, que devido ao grande número de cartas de oposição entregues, o orçamento para promover as atividades no ano de 2017 ficou reduzido e estão programados dois cursos sequenciais, sobre e-social e processo de coaching.

“Temos muitas novidades, entre eles um evento sobre CIF (Cadastro Internacional de Funcionalidade), que gostaríamos de apresentar a vocês, mas temos de nos adequar à realidade financeira. Por isso, ínsisto que devemos formar uma parceria tripartite, reunindo trabalhadores, empresas e sindicato visando e viabilizando o aperfeiçoamento profissional”.

“O sindicato é fundamental na vida dos trabalhadores, ocupando a posição de protagonista na vida de todos”, insistiu. Enfatizou a importância de todos se filiarem ao Siemaco, aumentando assim a representabilidade e oportunidades de prestação de serviços..

“O SIemaco faz jus ao que arrecada com as contribuições”, endossou Madalena. Ela testemunhou que não conhece outro sindicato tão ativo, preocupado com as categorias e que destina tanto tempo e recursos ao seu aprimoramento profissional,

Habilidades do Líder Coach:

– autoconhecimento;

– visão global;

– identificar competências individuais;

– desenvolver os seus liderados;

– conquistar engajamento e resultados;

– eficácia em situações complexas;

– superação de expectativas;

– conquistar maior engajamento e resultados.