Garis têm os seus nomes e rostos estampados nos caminhões da Loga

 Garis têm os seus nomes e rostos estampados nos caminhões da Loga

Invisíveis? Não mais. O reconhecimento da importância do trabalhador da Limpeza Urbana foi explicitado pela Loga, que desde a segunda-feira, dia 1º de maio, colocou nas ruas da capital paulista caminhões de coleta que mostram retratos e o nome dos coletores e varredores da empresa. Nessa primeira etapa, 220 garis foram homenageados, mas a meta é identificar os 1500 funcionários.

Os próprios trabalhadores foram surpreendidos, pois a ação aconteceu de surpresa, no feriado no Dia do Trabalho. Trinta caminhões já estão circulando pelas três regiões (13 prefeituras regionais) aonde a empresa presta serviços, mas a meta é que toda a frota (260 veículos) seja adesivada até o final do ano.

O diretor presidente da Loga, Marcelo Gomes, disse que a ação tem dois objetivos principais:  provocar a sociedade, “mostrando esses homens que não existem” e fazer com que os profissionais da coleta e varrição reconheçam o valor dos seus trabalhos. “O cara que coleta o lixo é um agente ambiental”, disse.

A partir de fotografias, as imagens dos trabalhadores foram recriadas por grafiteiros e tornaram-se obras de arte. Os garis, fundamentais para garantir a convivência em sociedade, coletam uma média diária de seis mil toneladas de lixo, trabalhando das sete da manhã ás duas da madrugada.