Casas-museus agora também são dos trabalhadores da limpeza
Os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário do Andrade não parecem museus, mas são. Espaços amplos com quintal e jardins, no passado foram habitadas por famílias, tornaram-se espaços culturais democráticos, provando que a arte deve ocupar todos os espaços.
Uma parceria firmada com o Siemaco estenderá as agendas das casas-museus aos trabalhadores das categorias representadas, além de programação específica para os profissionais da limpeza, respeitando a sua cultura e particularidades. Tudo de graça, nos espaços próprios e Teatro do Siemaco SP.
O diretor das três casas, Marcelo Tápia efetivou a parceria durante a Festa do Trabalhador, em cerimônia realizada na sede do Siemaco, nessa terça-feira, 16 de maio. “As nossas casas literárias agora são parceiras do sindicato. Estamos a serviço da comunidade e já estamos preparando uma programação especial voltada para os trabalhadores representados pelo sindicato.
Ele apresentou as três casas, falou da vocação cultural democrática e foi taxativo: estamos deportas abertas para recebê-los e discutir coisas novas!
Pouco antes, a especialista em artes e supervisora do Educativo da Casa das Rosas, Alexandra Rocha, ministrou palestra sobre o “Patrimônio Cultural Urbano e a importância dos trabalhadores da limpeza para a manutenção dos bens culturais públicos. Ela provocou a todos a perguntar e explicar “o que é Patrimônio, Cultura e mostrar que os patrimônios culturais contam histórias dos povos. “Os patrimônios são bens materiais e imateriais; o ser humano patrimônio imaterial e a cultura o nosso modo de fazer…”, resumiu.
A diretora do Siemaco, Silvana Souza, endossou: a história é escrita diariamente. Temos de conhecer o passado para modificar o presente e tornar possível o futuro que queremos!
Depois, convidou os trabalhadores e empresas a participarem e divulgarem as atividades: este teatro pretende ser um palco democrático e vivo Serão inúmeras atrações e vocês e suas famílias também poderão usufruir de tudo o que as Casas oferecem. E não é pouca coisa. Preparem-se!
Conheça as casas:
http://www.casadasrosas.org.br/
http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/
http://oficinasculturais.org.br/resultado-da-busca/?oficina=8