Siemaco celebra Dia do Trabalhador lançando projeto Ocupação Cultural
O “Dia do Trabalhador do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes da cidade de São Paulo” comemorado em 16 de maio, na sede do Siemaco, marca uma nova etapa no trabalho sindical. Com a presença de profissionais, autoridades, os presidentes dos sindicatos patronais, agentes culturais e artistas foi dado o pontapé inicial do projeto Ocupação Cultural, que tornará o palco do Teatro do Siemaco um espaço alternativo de artes da capital paulista.
Sem fins lucrativos e voltado aos trabalhadores das categorias, famílias e comunidade, a Ocupação Cultural será feita em parceria a classe artística e formadores de opinião. O objetivo é oferecer cultura de qualidade (teatro, cinema, shows de humor, musicais e formação cultural e muito mais) a preços simbólicos (com renda revertida aos atores e músicos) democratizando a arte. Garantindo assim a formação de novos públicos e também disponibilizando o palco para os artistas amadores e estudantes de arte.
Uma importante parceria com os espaços culturais Casa das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade mostrará atrações especiais voltadas para o público-alvo (trabalhadores do segmento da limpeza) tanto nas casas-museus ou no Teatro do Siemaco. Afinal, são esses trabalhadores que cuidam dos monumentos instalados a céu aberto e mostrados nos museus e galerias de arte. Patrimônios que contam a história da nossa gente.
A surpresa ficou por conta da “palhinha” dada pela cantora, compositora, ativista social e política Leci Brandão (deputada estadual) que encantou a todos com a sua história de vida e de luta.
“Este país está querendo acabar com os sindicatos. Vocês não podem deixar isso acontecer… O sindicato cuida do trabalhador…” discursou Leci. (detalhe em breve).
Artistas da vida
Para celebrar os mais de 100 mil profissionais representados pelo Siemaco SP, o presidente Moacyr Pereira recebeu o Secretário Municipal de Governo e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, e os presidentes dos sindicatos patronal Márcio Mateus (Selur) e Rui Monteio (Seac).
“Nosso trabalho é coisa séria. Vamos buscar nos locais de trabalho os problemas para resolvê-los”, disse Moacyr, salientando o orgulho de trabalhar com os profissionais da limpeza. “A nossa responsabilidade é muito grande. Fazemos o possível para melhorar a vida dos dos trabalhadores que representamos.”
Salientando que o Siemaco SP é um sindicato de luta, Moacyr disse que estenderá a sua atuação de liderança “para que não acabem com o movimento sindical brasileiro”. Alertou que é preciso separar o joio do trigo, lembrando que há gente séria ou não em todas as atividades. “O Siemaco valoriza o nosso povo, que é de paz!”, resumiu.
O presidente do Seac (Sindicato das Empresas de Asseio e Conversação de São Paulo), Rui Monteiro, enfatizou a essencialidade dos trabalhadores da limpeza na vida da população, parabenizou a diretoria do Siemaco pelas importantes ações realizadas e lembrou as ações realizadas em conjunto com o Seac. “O Siemaco é diferente. Investe no trabalhador fazendo o papel do sindicato. Uma entidade séria e sólida”, testemunhou.
“No Brasil, 350 mil pessoas trabalham na Limpeza Urbana. Um contingente que cuida da salubridade urbana, profissionais que protegem a saúde pública e meio ambiente”, afirmou o presidente do Selur (Sindicato da Limpeza Urbana no estado de São Paulo), Marcos Mateus. “A salubridade é matéria de saúde pública e os senhores dão conta do recado, provocando: as pessoas colocam os seus lixos para fora de suas casas e ele some no dia seguinte…” Também agradeceu o trabalho realizado pelo Siemaco: um sindicato sério que trabalha junto e por todos nós.
Representando o prefeito João Dória, que gravou uma mensagem especial para celebrar o Dia do Trabalhador, o secretário Eliseu Gabriel visitou o Siemaco pela primeira vez. “Pude ver aqui que o Siemaco realiza seu trabalho com seriedade para garantir a dignidade ao trabalhador. Se vocês não limpassem teríamos uma série de problemas”, afirmou.
Mensagem do Prefeito
Olá, hoje a minha mensagem vai é para você que é trabalhador, que é gari, que atua aqui na cidade de São Paulo ajudando as pessoas, limpando a cidade e cooperando com a prefeitura de São Paulo. O meu carinhoso abraço a você!
No próximo final de semana estaremos juntos novamente acelerando por São Paulo, limpando a nossa cidade, deixando São Paulo uma cidade mais linda.
Acelera vc também.
(o prefeito João Doria estava gravou este vídeo em Nova Yorque, Estados Unidos, onde estava cumprindo agenda oficial no exterior).