Siemaco apoia trabalhadores sem trabalho a reconquistarem direitos
Após perder o contrato de prestação de serviços, a empresa Comatic não arcou com as obrigações com os seus 42 funcionários, que perderam o emprego sem que os seus direitos fossem pagos. A equipe, que cuidava da limpeza do Hospital Psiquiátrico, foi assistida pelo Siemaco onde também foi feita a homologação, na quinta-feira, dia 1o de junho.
Após uma negociação árdua, o sindicato conseguiu a liberação do Fundo de Garantia e seguro-desemprego, mas a empresa alegou não ter recursos para pagar os salários referentes ao mês de abril e as rescisões trabalhistas. Para minimizar as perdas, foi solicitado o bloqueio de fatura ao contratante. Todos foram orientados a buscar os seus direitos na Justiça e o Departamento Jurídico do sindicato está atendendo os trabalhadores individualmente.
De acordo com o coordenador sindical, Valdir, uma nova empresa foi contratada para cobrir o setor, mas infelizmente nenhum dos trabalhadores foi recontratado. “Todos estranharam quando o pagamento dos salários não foi depositado no quinto dia útil, como de costume. O sindicato procurou a empresa imediatamente e há um mês negociávamos um solução”. contou.