Definida a agenda de assembleias preparatórias para Campanha Salarial da Limpeza Urbana 2017/2018
O diretor-financeiro do Siemaco, André dos Santos Filho, leu a pauta inicial de reivindicações que será entregue para o sindicato patronal (Selur), antecipando a negociação coletiva 2017/2018. Antes disso, porém, ela será analisada e validada em assembleias com os trabalhadores, em suas bases. A terceira rodada de debates sobre a negociação coletiva aconteceu na tarde de quarta-feira (19), no auditório do Siemaco.
Coube ao presidente Moacyr Pereira ressaltar as principais mudanças sancionadas pelo governo federal e que afetarão a vida dos trabalhadores e rotina dos sindicatos. Ele comunicou a interrupção da contribuição sindical, explicando que o desconto será opcional e não mais obrigatório. Também, listou as principais consequências práticas que serão sentidas pela classe laboral, com a Reforma Trabalhista.
Muito participativos, os trabalhadores fizeram perguntas e levaram sugestões de reivindicações, baseadas na rotina diária. Todas serão analisadas pela diretoria sindical e, na medida do possível, incluidas na pauta final. Moacyr ressaltou que, apesar da crise econômica, lutará até o limite pela reposição inflacionária do período, no mínimo.
Entre os tópicos listados, a inclusão do desjejum para todos os funcionários e folgas no período das festas de final do ano. Duas reivindicações antigas dos trabalhadores, endossadas pelo Siemaco.
Para finalizar, Moacyr e André enfatizaram a importância da participação de todos os profissionais durante as assembleias para votação da pauta de reivindicações, para validar o processo de negociação. Ambos pediram a ajuda àqueles que estavam presentes no sindicato para difundir a informação e chamar os colegas para a negociação. Também, para acompanhar os trabalhos durante as reuniões.
Calendário de Assembleias para votação da Pauta de Reivindicação:
Ecourbis: 26, 27 e 28 de julho;
Loga: dias 26 e 27 de julho;
Inova: dias 25, 26 e 27 e 28 de julho;
Soma: 26, 27 e 28 de julho.
As assembleias serão realizadas em todos os setores (verifique os horários no quadro de avisos).
Todos os trabalhadores podem e devem participar!