O desafio de entrar nas portarias dos condomínios

 O desafio de entrar nas portarias dos condomínios

As diferentes características dos trabalhadores que atuam nas categorias representadas pelo Siemaco tornam a representação um desafio e tanto. São mais de cem mil profissionais, que desempenham dezenas de profissões diferentes, com perfil e necessidades distintas. Por isso, os assessores externos do Siemaco estão sempre nas ruas, aonde o trabalhador estiver.

A equipe que cuida dos profissionais da portaria, por exemplo. Diariamente eles mapeiam uma região e visitam os condomínimos. Nem sempre têm autorização de entrar, principalmente nos edifícios residenciais, mas sempre estão atentos e dispostos a levar informação e zelar pelos direitos das equipes.

Geralmente formada por pequenos grupos que se revezam em escalas, conversar com a equipe completa é um desafio e tanto, mas os assessores são perseverantes e não desistem, voltando ao setor tantas vezes quanto forem necessário. No decorrer do mês de julho passado, sob a orientação da diretora Karine Karen e do assessor sindical José do Carmo, a equipe de condomínios se reuniu com centenas de trabalhadores, espontâneamente ou quando foram requisitados.

Consequentemente, conseguiram a adesão de 142 trabalhadores ao quadro sindical, entre porteiros e auxiliares de limpeza. Desde janeiro os números tem sido crescentes e a representatividade aumentado graças à presença do sindicato no ambiente de trabalho, o que garante a confiança necessária.