Liderança se conquista com interesse, capacitação e empatia
Dezenove trabalhadores, cinco da categoria da Limpeza Urbana e o restante do Asseio e Conservação, participaram do Curso de Formação de Lideranças realizado no Siemaco, na sexta-feira (17). Integrando as ações sindicais do projeto PET (Programa dde Estratégia de Trabalho), as atividades foram conduzidas pelos coordenadores sindicais do Siemaco, sob supervisão do sindicalista americano Joet Simões, do SEIU (Service Employees International Union). O objetivo é difundir boas práticas que poderão ser aplicadas no ambiente laboral.
Entre nove e 16 horas, os convidados fizeram uma imersão no mundo do trabalho em todas as suas variações, com atualização das novas regras trabalhistas e a postura do Siemaco frente à mudanças. Abrindo as atividades, o presidente Moacyr Pereira reforçou a ação fundamental do Siemaco na vida do trabalhador das categorias representadas. Enfatizou sobretudo a a importância de parcerias solidificadas através de uma relação de confiança.
Com a experiência de quem atua no maior sindicato do mundo, Joe Simões explicou o papel de um líder no ambiente de trabalho. “Vocês são um exemplo para os seus colegas”, afirmou aos participantes, escolhidos pelos seus papeis de destaque em suas bases. Os coordenadores sindicais Márcio, André, Valdir, Douglas, Fábio Toledo, Mazé e Júnior desenvolveram atividades práticas e debateram conteúdos teóricos.
“Visamos o bom relacionamento entre trabalhadores, empresas e sindicato; o fortalecimento das categorias através da aproximação e real compreensão das diferentes competências e também aumentar a representatividade, que é benéfica a todos”, enfatizou o diretor João Capana. Contou que o PET está sendo desenvolvido há quase dois anos, internamente e, na fase atual, as ações contemplarão os trabalhadores, que se sucederão em turmas ao longo dos próximos encontros.