Papai Noel visita os seus filhos mais do que especiais

 Papai Noel visita os seus filhos mais do que especiais

A magia do Natal acontece quando as pessoas se importam. Esta história começou há 17 anos, quando a cidadã Wanda Marolo decidiu fazer algo mais pelas mães que cuidavam sozinhas dos seus filhos com deficiências.

Sem recursos financeiros, porém muita disposição, ela fundou o Núcleo Assistencial Brasilândia (nab), voltado para a reabilitação e inclusão social da Criança com Deficiência e suporte às mães. Na quinta-feira (14), entretanto, a mágica do Natal chegou ao lugar, quando Siemaco e o Sindicato dos Comerciários doaram muito amor em forma de pequenos presentes.

Ação sindical de Natal

A ideia surgiu quando Renan Ferreira, da empresa Include Quality, procurou a Secretária de Inclusão da Pessoa Com Deficiência do Sindicato dos Comerciários, Cremilda Bastos Cravos, e contou um pouco sobre a Ong nab. “Sou vizinho da instituição e acompanho a luta da Wanda e das mães das crianças. Com a ajuda da UGT e do Siemaco, hoje levamos um pouco de alegria para todos”, afirmou.

Cremilda pediu o apoio da diretora Silvana Souza, que também responde pelos trabalhos voltados relacionados à Pessoa com Deficiência, no Siemaco. Elas chamaram o consultor Washington, que se uniu ao grupo para conseguir os brinquedos doados pelo comércio de São Paulo.

O Papai Noel, acompanhado pela Boneca e a Minie, distribuiu presentes a todos. Na verdade, o diretor do Sindicato dos Comerciários, Aparecido Tadeu Plaça, e as diretoras Izabel Kausz (Departamento da Mulher) e Graças Reis (base).

Emocionado, ele lembrou que esta época também é importante para os comerciários, como a principal data do calendário econômico do comércio. “Para os comerciários é época de trabalho duro, mas também reconhecimento. Afinal, as comissões e gratificações ajudam a equilibrar o orçamento dos trabalhadores.”

Sempre atenta às questões sociais, Silvana enfatizou que garantir a dignidade através da assistência e o respaldo às mães, que geraria a inserção e um futuro com qualidade às crianças com deficiência, seria o presente de Natal para toda a vida. “O sindicato faz uma pequena parte disso.”

Um futuro de presente

Miguel, sete anos, ganhou um brinquedo e uma pizza congelada. Vc ganhou uma pizza, Miguel? perguntou a reportagem do Siemaco. Abraçado ao quitute ele respondeu, com uma alegria que contagia: vou comer no jantar, dividindo com a minha mãe.

Emily Priscila tem 13 anos e paralisia cerebral. Com a segurança da mãe Ester ao seu lado, ela era só sorriso.

O adolescente Fernando, de 16 anos, também tem paralisia. Ele iria presentear o irmão com o brinquedo que ganhou. Generoso, Papai Noel garantiu outro, para que ele também pudesse brincar…

Maria das Graças e Daniela lutam para garantir o conforto e o desenvolvimento dos filhos, quer nasceram com hidrocefalia e mielomeningocele. Para elas, a nab é a segunda casa. Um lugar onde elas também têm atenção.

Amor que transforma

“No início eu queria trazer alegria as mães. Elas não entendiam, não tinham esperança e não sabiam como lidar sozinhas com as deficiências dos seus filhos”, contou Wanda. Assim, ela criou a terapia com amor, onde as experiências são compartilhadas e todos se unem para se ajudar e melhorar a rotina dos filhos.

Sem contar com convênios oficiais, Wanda recebe na casinha da Brasilândia 110 mães e seus filhos. Os recursos ela consegue nas abordagens “boca a boca pedindo ajuda”. E como os problemas são tantos, a fundadora do nab interfere positivamente na vida das mulheres. Por exemplo, garantindo até mesmo casa para quem não tinha onde morar com seu filhos com deficiência.

De tostão em tostão, Wanda conseguiu comprar um terreno. A próxima meta é construir uma sede confortável e adequada às necessidades das crianças. Quem quiser ou puder ajudar as famílias assistidas pode fazer doações. Tudo é bem vindo, de alimentos a roupas.

Saiba mais:

www.nabbrasilandia.org.br   /  faleconosco@nabbrasilandia.org.br

tel: 11 3925 6722 /  3922 0167 / 967447924

Rua João Pinto de Oliveira, 104, Jardim Guarani, Vila Brasilência, SP

contas (Núcleo Assistencial Brasilândia):

Itaú: ag. 0622 – cc: 52.665-5

Bradesco: ag. 1756 – cc: 36.301-4