Com a ajuda do Siemaco os trabalhadores da Loga investem na educação formal para crescer na profissão

 Com a ajuda do Siemaco os trabalhadores da Loga investem na educação formal para crescer na profissão

Esta quinta-feira (15) é um dia especial para um grupo de coletores e motoristas da Loga (Jaguaré). É que eles iniciam o período letivo, alunos da Central de Cursos do Siemaco. Ao todo, 35 profissionais decidiram dar um salto qualitativo na vida e carreira profissional, voltando à sala de aula.

Numa iniciativa do Siemaco, em parceria com a empresa, uma sala de aula especial, montada no local de trabalho, será o destino certo dos coletores e motoristas. No curso de Educação Continuada, os colegas, independente do grau formal de instrução, convivem na mesma sala, com atividades direcionadas individualmente, porém compartilhando experências e se ajudando mutuamente.

A professora Debora, do sindicato, e o assessor sindical Alex reuniram-se para finalizar as matrículas, na quarta-feira (14). Antes disso, o assessor sindical Aparecido (Cido) fez o corpo a corpo, incentivando os trabalhadores um a um.

Já conhecida de outras turmas, a presença da educadora foi um motivo a mais para aqueles trabalhadores que estavam em dúvida se inscreverem. Alex, por outro lado, lembra que os novos alunos podem unir-se à turma quando acharem conveniente, pois as aulas acompanham o ritmo de cada um deles. Cido estará ao lado dos alunos, identificando dúvidas e evetuais dificuldades.

As aulas acontecem em pleno local de trabalho, nos intervalos entre o turno da manhã e noite, facilitando a rotina dos funcionários. A Loga garante a estrutura necessária e o Siemaco os professores e material didático.  Assim, eles não perdem tempo com deslocamentos e a motivação para voltar a estudar, o que não é fácil na dura rotina da Limpeza Urbana, vem dos próprios colegas.

“A turma está ainda mais animada com a experiência de dois colegas que, após estudarem com a ajuda do Siemaco, conseguiram ser promovidos, pela Loga.  Um deles, Nivaldo QUirino Cordeiro, conhecido como Bebe Água, agora é Técnico de Segurança do Trabalho e o outro, Junio Antonio de ANdrade, apelidado de Mel, tornou-se fiscal”, contou Alex.

Na Loga, a reconhecimento do valor individual, a partir de um programa de promoção interna, é uma realidade, garantindo oportunidades de crescimento aos colaboradores. O Siemaco, consciente de que cada vez mais a educação formal é requisito básico para garantir a empregabilidade, faz a sua parte, através da Central de Cursos.