Alunos da Central de Cursos do Siemaco são recebidos com honra na Alesp e têm uma aula prática de política

 Alunos da Central de Cursos do Siemaco são recebidos com honra na Alesp e têm uma aula prática de política


Os alunos da Educação Continuada, da Central de Cursos do Siemaco, aprenderam na prática o que é representatividade política. Na tarde de quinta-feira (17), eles visitaram a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), tiveram a presença anunciada oficialmente em plenário, foram acompanhados pela TV Câmara (a reportagem estará disponível no canal da Alesp) e recebidos por dois deputados estaduais: Leci Brandão (PC do B) e Carlos Nascimento (PSC).

A visita integra o conteúdo pedagógico da disciplina de História, sobre o processo político e eleitoral brasileiro. Na Alesp, eles testemunharam uma seção de debates no plenário e visitaram as instalações. No final, puderam tirar dúvidas diretamente com os parlamentares de como são elaboradas as leis até elas serem validadas para todo o Estado de São Paulo. 

Após sentar na mesa do Plenário Tiradentes, onde são discutidas as propostas de lei antes de serem encaminhadas para votação, a auxiliar de limpeza Valquíria Alves Pereira Monteiro, colaboradora da Verzani&Sandrini e que há um ano cuida da limpeza do Shopping Metrô Itaquera, foi taxativa: quem sabe um dia eu sento nesta cadeira de verdade. Para isso estou estudando.

Aos 34 anos, ela trabalha na limpeza há uma década. Contou que deixou de estudar muito jovem, após ser agredida pelo então marido na frente da escola em decorrência do ciúme doentio. “Estou buscando agora o que foi perdido”, disse.

Marco Antonio Silva de Oliveira tem apenas 21 anos e há seis meses entrou para a limpeza. Ele trabalha num projeto novo, da Brasanitas, que está viabilizando um modelo de coleta de reciclagem no Shopping Center Norte, com verba direcionada para populações carentes.  Antes de ser contratado para a limpeza, ao se ver desempregado, vendia chocolates no trem para garantir o pagamento da pensão para o filho único. “Eu quero estudar para ser alguém, um dia. Quero poder ajudar outras pessoas.”

Raimunda Nonata Morrone trabalha no Metrô Barra Funda, funcionária da Guima Conseco e há três meses voltou a estudar. Aos 62 anos, lembra que trabalhou num laboratório farmacêutico e quando foi demitida teve de escolher entre fazer a faculdade ou comprar a sua casa própria. “A demanda do trabalho na limpeza num terminal é muito grande, mas hoje somos respeitados.”

Consciência política

A deputada Leci Brandão enfatizou a sua boa relação com o Siemaco, onde esteve duas vezes. Lembrou que ela mesma trabalhou na limpeza, ajudando a mãe que duratne toda a vida profissional foi servente escolar, no Rio de Janeiro.

Ressaltou que a Alesp é a casa do povo, um local de tolerância ideológica e religiosa. Apontou que, curiosamente, dois deputados negros fizeram questão de receber os trabalhadores representados pelo Siemaco.

Lembrou que o momento vivido no Brasil é difícil, pois “o povo deu as costas para os políticos”. No entanto, afirmou: aqui trabalham pessoas que representam as demandas do povo. Ponderou que o eleitor deve prestar atenção no perfil pessoal dos candidatos nas próximas eleições.

Carlos Nascimento enalteceu os trabalhadores da limpeza, pelo valor de seus profissionais. Ressaltou que todas as profissões são importantes, mas que a limpeza é fundamental, pois interfere no dia-a-dia de toda a população.

“A vocação dos trabalhadores da limpeza é cuidar do meio-ambiente e das pessoas”. Um trabalho indispensável na vida de todos nós”, testemunhou.

O deputado cresceu num ambiente humilde, na cidade de Baurú, no interior de São Paulo. A mãe era empregada doméstica e ele sabe muito bem a dificuldade de se sustentar no segmento da limpeza.

Também por isso, quis saber detalhes sobre o sindicato, as ações sindicais e espera poder conhecer o Siemaco de perto, em breve. “Estou à disposição de todas as demandas dos trabalhadores da limpeza”, anunciou,

Ao lado dos professores Willian e José Carlos, Roberta resumiu aos deputados o trabalho da Central de Cursos, lembrou que a educação formal ajuda a quebrar ciclos e capacitar para a vida em sociedade. Ela acompanha a difículdade dos trabalhadores voltarem às salas de aula e o esforço diário demandado. “O conhecimento é uma ferramenta poderosa”, disse taxativa.

A visita à Alesp, muito mais do que um complemento didático, foi o testemunho de que qualquer cidadão pode tornar-se um representante da classe trabalhadora no parlamento. Os deputados Leci Brandão e Carlos Nascimento têm origem humilde e cresceram graças ao trabalho de suas mães na limpeza!