Nunca é tarde para começar a trabalhar com limpeza

 Nunca é tarde para começar a trabalhar com limpeza

Aos 62 anos, a auxiliar de limpeza hospitalar Selma Maria de Santana Freitas tem uma vitalidade que inspira! De forma surpreendente, há três foi contratada pela Brasanitas: ela nunca havia trabalhado com limpeza profissional nem hospitalar e estava fora do mercado de trabalho formal.

“Eu estava em casa e recebi um telefonema da empresa”, conta, dizendo que o nome dela devida constar de algum cadastro. Sem titubear, ela aceitou o convite da Brasanitas e descobriu um mundo novo, o da limpeza hospitalar.

A primeira carteira assinada, conta, foi conquistada ainda adolescente, aos 14 anos. “Trabalhei durante quase quatro anos na linha de produção de uma firma que fazia sandálias plásticas”. Os anos se passaram e ao se casar deixou o trabalho remunerado para cuidar da casa.

Aos 57 anos voltou ao mercado, na informalidade trabalhando numa empresa de parentes, depois como cuidadora de idosos e doméstica. Dois anos depois, foi contratada com carteira assinada, como profissional do segmento da limpeza.

“Estou feliz! O trabalho em casa não tem reconhecimento”, afirmou. Desde que retornou ao mercado, Selma fez questão de ser sindicalizada.

“Aprendi muita coisa, hoje”, afirmou, agradecendo à oportunidade de saber mais sobre saúde. Inclusive, questionou sobre algumas manchas do rosto e mãos, que felizmente não são sinais de doenças, mas da maturidade!