Com isolamento social, 58% dos brasileiros deixaram de pagar alguma dívida; conheça 10 contas que você não precisa pagar agora

 Com isolamento social, 58% dos brasileiros deixaram de pagar alguma dívida; conheça 10 contas que você não precisa pagar agora

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostra que depois de um mês do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, 58% dos brasileiros deixaram de pagar alguma dívida – o que representa 91,040 milhões de pessoas. Entre os que têm alguma conta em atraso, a média encontrada foi de quatro contas sem pagar. A pesquisa foi feita nos dias 14 e 15 deste mês de abril, com 1.131 pessoas, de 16 anos ou mais de idade, de 72 cidades de todas as unidades da Federação. Saiba quais são as 10 contas que você não precisa pagar agora por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Na avaliação do presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, a Covid-19 chegou na reta final de uma das mais longas crises econômicas da história do Brasil. “Encontrou uma população sem poupança e cada vez menos amparada pelos aparatos de proteção social”. Meirelles destaca que uma das consequências econômicas mais graves dessa pandemia é a total falta de condição, de importante parcela da população, de honrar as contas.

Segundo ele, há um predomínio de endividamento por classe social. “Quanto menor a renda, maior o endividamento relacionado às contas mais simples, relacionadas ao dia a dia”. 

Contas de água, luz, aluguel tiveram atrasos para 28%, 33% e 35% dos entrevistados, respectivamente. “Nas classes A e B, o destaque maior fica para o cartão de crédito, cheque especial e mensalidades escolares”, informou Meirelles.

Entre as contas atrasadas, carnê e crediário em lojas lideram a lista, com 46% das respostas; seguidas de cheque especial e cartão de crédito (37% cada) e parcelas de empréstimo bancário (36%).

Com relação a outros boletos em atraso, que inclui mensalidades de academia, despesas com manutenção e serviços gerais (com 36% em atraso), Renato Meirelles analisa que, com o prolongamento da crise, esses gastos serão cortados e a participação desses itens no total de contas em atraso deverá se reduzir.

Endividamento

Renato Meirelles avalia que o volume de dívidas per capita (por pessoa) – que no primeiro mês de isolamento registrou média de quatro contas contas por pessoa – deve crescer no próximo período. “A pesquisa projeta um cenário bastante complicado para a adimplência, com um número crescente de pessoas que já admitem que, no próximo mês, não conseguirão honrar todos os seus compromissos”.

Contas de telefone e de internet, em especial, deverão aumentar o índice de inadimplência em maio, indicou o presidente do Instituto Locomotiva. Segundo ele, o isolamento social elevou o uso de dados para as crianças continuarem estudando e também para entretenimento e informação. “As famílias esperam que o governo e as empresas garantam o acesso a esse serviço que é considerado essencial para boa parte dos brasileiros”, observou.

*Com informações da Agência Brasil

Conheça 10 contas que você não precisar pagar agora 

De maneira bem humorada, a jornalista Nathalia Arcuri, criadora do Canal “Me Poupe!”, elenca “10 serviços que você não precisa pagar na quarentena”.

As famílias de baixa renda, que se enquadram na categoria “Tarifa Social” e já têm um desconto que varia de 10% a 65% na conta de energia elétrica, não precisam pagar as contas de luz nos próximos três meses.

O mesmo ocorre com as famílias cadastradas nas categorias “Social” e “Residencial Favela” na Sabesp no Estado de SP. Essas não precisarão pagar as contas de água de março, abril e maio. Isso será automático para os cadastrados, que terão as contas zeradas.

Já os empréstimos e financiamentos com bancos, públicos e privados, poderão ser pausados, pelo menos nos próximos dois meses.   

Assista o vídeo com as 10 dicas clicando aqui