Assédios Moral e Sexual não têm vez! Comissão do SIEMACO-SP define cartilha e próximos passos de trabalho de combate ao assédio nas empresas
A Comissão de Combate ao Assédio do SIEMACO São Paulo se reuniu na tarde desta terça-feira (07) para discutir os próximos passos das ações de prevenção, combate e denúncia desses casos no ambiente de trabalho. A cartilha para a categoria e o treinamento das equipes de assessoria, para que identifiquem o assédio em todas as suas características, foram definidos como pontos urgentes para dentro do trabalho da comissão.
“Temos um compromisso de levar qualidade de vida para as nossas categorias. E isso significa poder exercer o seu trabalho com dignidade, sem pressões psicológicas e desrespeito. O assédio é covarde e geralmente se esconde num cargo superior, mas estamos identificando esses pontos e queremos erradicar essa má prática do ambiente de trabalho”, explica Márcia Adão, Secretária Geral do SIEMACO-SP.
Outra diretora sindical e membro da comissão, Maria Aparecida corrobora a fala da colega e afirma que este é só o primeiro passo. “É um tema relativamente novo nas empresas, mas uma prática infelizmente muito antiga. Queremos dar segurança para que as pessoas denunciem e sintam-se acolhidas pelo SIEMACO São Paulo, pois é para isso que estamos aqui”, completa.
Daniela Sousa, diretora responsável pela subsede do SIEMACO-SP, participou on-line da reunião e também fez suas contribuições. “É um tema que sempre abordo com os assessores e as assessoras aqui da subsede, pois é inaceitável que nossas categorias tenham que passar por este tipo de problema. Principalmente as mulheres, que são maioria absoluta das vítimas do assédio. A comissão mostra todo o compromisso do SIEMACO-SP e vai fortalecer ainda mais nossa relação com os trabalhadores e as trabalahdoras”, concluiu.
A Comissão contra o Assédio
A Comissão de Combate ao Assédio do SIEMACO São Paulo é formada por membros da diretoria e vários setores do sindicato, agregando pluralismo e visões de diferentes profissionais dentro do processo de apuração e desenvolvimento do tema. Os membros são:
Márcia Adão (diretora), Maria Silva (diretora), Daniela Sousa (diretora), Roberta Butolo (coordenadora da Central de Cursos), Gabriel Amadeu (coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho), Glédis Lucio (advogada do SIEMACO-SP), Francisco Júnior (coordenador Jurídico), Flávia Reis (assessora jurídica), Alexandre de Paulo (jornalista) e Fábio Busian (relações públicas).
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)