Funcionários da Brasanitas que atuam na Panco elegem novos cipeiros
A equipe do Comércio do SIEMACO São Paulo, sob o comando do diretor Elmo Nicácio (Lagoa), realizou nessa segunda-feira (06), mais uma eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2023-2024, com funcionários e funcionárias da empresa Brasanitas, que prestam serviços na Panco. Assessores do sindicato, presentes na eleição, apuraram que houve um total de 28 votantes, com três votos em branco e um nulo. Aparecida Ferreira foi eleita titular, com 9 votos. Como houve empate no 2º lugar, Mary Cristina foi eleita suplente, com 5 votos. O critério de desempate foi o maior tempo de casa. Raimunda Samara e Gerson Gomes também obtiveram 5 votos, totalizando 24 votos válidos.
CIPA
A CIPA é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e por membros dos trabalhadores, eleitos de forma paritária, e tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
Os eleitos à CIPA têm mandato de um ano. Cabe ao presidente e ao vice-presidente da CIPA mediar conflitos, elaborar o calendário de reuniões ordinárias e constituir comissão eleitoral para regular o processo de eleição da CIPA subsequente. Cabe ao secretário da CIPA elaborar as atas das reuniões ordinárias da Comissão.
A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleições e de posse, além do calendário anual das reuniões ordinárias, deve ficar nas dependências da empresa, à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho.
O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir ou até eliminar esses riscos. E suma, a sua principal missão é a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores.
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)