Massa de ar frio chega a São Paulo e provoca queda nas temperaturas
A cidade de São Paulo teve a madrugada mais fria do ano, com uma mínima média de 13,5° graus Celsius (C) e mínima absoluta de 8,8° C em Engenheiro Marsilac, extremo sul da capital. Com a chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas de noites e madrugadas devem permanecer baixas nos próximos dias.
Durante o decorrer do dia desta quinta-feira (20) o clima será parecido com o de ontem. Dia de sol, com aumento de nuvens a partir da tarde; mínima de 13°C e máxima de 21°C. Não chove.
Feriado de 21 de abril
O feriado prolongado de Tiradentes será marcado por baixas temperaturas e sol em muitas áreas da Região Sudeste do Brasil. Na sexta-feira (21) o clima será parecido com o desta quinta-feira (20): Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove na capital; mínima de 10°C e máxima de 21°C.
Neste sábado, 22, a previsão é de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens; mínima de 13°C e máxima de 24°C.
A Grande São Paulo e o interior paulista terão bastante sol durante o feriado prolongado. As noites e os começos das manhãs serão frios.
No entanto, o litoral de São Paulo terá algumas pancadas de chuva em todos os dias do feriado prolongado. A previsão é de uma chuva de fraca intensidade e que deve ser intercalada com períodos de sol. O mar fica um pouco agitado.
Recorde de frio na capital
A entrada do ar frio de origem polar, de forte intensidade, deverá causar recordes de frio para este ano em várias áreas da Região Sudeste. As mais baixas temperaturas devem ser observadas no extremo sul de São Paulo e na região da Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas em vários locais da Mantiqueira.
Na sexta-feira, (21) São Paulo deve registrar a mais baixa temperatura de 2023 até agora.
População em situação de rua
Para reduzir os impactos do frio sobre a população em situação de rua, a prefeitura de São Paulo vai instalar três tendas. Dois espaços ficarão na parte central da cidade, na Praça da República e na Praça Marechal Deodoro. Também será colocada uma tenda na Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca, zona leste. De acordo com a administração municipal, nos espaços serão oferecidas bebidas quentes, cobertores e transporte para serviços de acolhimento.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai disponibilizar 300 vagas emergenciais no Ginásio da Portuguesa, na zona norte, e nos clubes municipais de Santana (zona norte), da Independência (zona sul), e Barra Funda (zona oeste).
A capital paulista tem aproximadamente 22 mil vagas de acolhimento em diversos serviços espalhados pela cidade.
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP); com informações da Agência Brasil e Clima Tempo. Foto: Marcello Camargo/ABr