SIEMACO-SP marca presença na 6ª Conferência Mundial das Mulheres da UNI Global Union
Realizada nos dias 25 e 26 de agosto, a 6ª Conferência Mundial das Mulheres da UNI Global Union teve como cenário o Centro de Convenções da cidade. Sob o tema “Rising Together”, o encontro teve como objetivo principal fortalecer a representação, visibilidade e voz das mulheres nos sindicatos e na economia global.
Abordagem dos Desafios Femininos no Ambiente de Trabalho
O evento abriu espaço para discussões vitais sobre os principais desafios enfrentados por mulheres no local de trabalho. Entre os tópicos debatidos, destacam-se a ascensão de mulheres nos sindicatos, a luta pela saúde e segurança no trabalho, a erradicação da violência e assédio, a defesa de um trabalho digno e sustentável, e o engajamento feminino com a juventude.
Representatividade Brasileira
O Brasil foi representado no evento pelo SIEMACO São Paulo, com a participação de duas dirigentes: Márcia Adão, secretária geral, e Daniela Sousa, diretora executiva.
Márcia Adão ressaltou a importância do encontro para a agenda feminina no ambiente sindical. “Este encontro é um divisor de águas para nós, mulheres. Aqui, nós não apenas compartilhamos experiências, mas também desenhamos o futuro das ações sindicais em nosso país”, afirmou.
Daniela Sousa acrescentou a relevância da representatividade feminina nos sindicatos: “A representatividade feminina nos sindicatos é crucial para garantir que questões específicas ao gênero sejam abordadas eficazmente. Estamos aqui para aprender e também para trazer ao Brasil novas perspectivas que fortaleçam o papel da mulher no mundo sindical”.
Planejamento para o Futuro
As decisões tomadas durante a conferência irão definir o caminho estratégico de ação para os próximos quatro anos, culminando na 7ª Conferência Mundial das Mulheres da UNI Global Union, que ocorrerá na Austrália em 2027.
Com um olhar voltado para o futuro, o evento solidifica o compromisso global com a promoção de mudanças tangíveis que beneficiem as mulheres trabalhadoras, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)