A origem do sindicalismo brasileiro é tema desta semana no Curso de Formação Sindical do SIEMACO-SP
Conscientizar os funcionários do sindicato, para que tenham mais embasamento no trabalho de base. Essa é a finalidade do Curso de Formação Sindical, feito em parceria com o Solidarity Center, que ocorre periodicamente no SIEMACO São Paulo. Uma nova edição realizada nesta quarta-feira (19), no auditório do sindicato, teve como tema “A História do Movimento Sindical no Brasil”, mostrando uma cronologia social brasileira, contextualizado com a criação dos sindicatos no país.
Como palestrante, o diretor Tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, apresentou fatos importantes da política nacional, desde a República Velha, passando pelo presidente Getúlio Vargas, em 1930, e o Golpe Militar de 1964, que culminou na Ditadura que comandou o Brasil até 1984. “É importante mostrar para nossas equipes que nada foi criado da noite para o dia. Existe um contexto político e social que foi muito importante para a criação do movimento sindical brasileiro, uma referência internacional de mobilização dos trabalhadores”, explica Moacyr.
Ao falar das Diretas Já e dos primeiros presidentes eleitos, o dirigente sindical mostrou a correlação com a criação dos movimentos sociais e das primeiras centrais sindicais, que desde 1983 lutam pelas garantias e direitos trabalhistas das categorias que representam.
Didático e bem-humorado, ao final das explicações, Moacyr contou algumas histórias de ações realizadas e deixou os trabalhadores à vontade para fazerem críticas, sugestões e perguntas. “A ideia é fazer encontros periódicos onde serão abordados temas que se complementam. No próximo, falarei sobre o sindicalismo internacional e como o SIEMACO-SP está inserido nesse contexto”, completou.
*Texto: Fábio Busian (MTB 81.800/SP); Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP